Jornalista da Globo morre aos 69 após descobrir câncer
Conhecido como um dos maiores nomes do jornalismo cultura, o jornalista da “GloboNews” e comentarista do Oscar na Globo, Artur Xexéo faleceu no último domingo, 27, aos 69 anos. O repórter estava internado no Rio de Janeiro em tratamento contra um linfoma.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
APRESENTADOR MORRE
Poliana Abritta e Tadeu Schmidt confirmaram a trágica notícia durante o “Fantástico”, da Globo. “Infelizmente, uma notícia muito triste. Morreu agora durante a noite o escritor e jornalista Artur Xexéo. Ele estava internado na Clínica São Vicente, na zona sul do Rio de Janeiro, depois de ser diagnosticado com um câncer do tipo ‘linfoma não-Hodgkin’. Xexéo tinha 69 anos”, comunicou a apresentadora.
Os apresentadores do “Fantástico” também contaram sobre a trajetória do jornalista da Globo: “Na coluna, Xexéo falava de cultura, televisão, política, sempre em um tom crítico, o que conquistou milhares de leitores assíduos –por diversas vezes, batera o recorde de cartas e telefonemas do periódico. E lá se foram 20 anos”.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
GLOBO SE PRONUNCIA SOBRE MORTE
A Rede Globo se pronunciou sobre a morte do funcionário por meio de uma nota. Na ocasião, a emissora carioca ressaltando a carreira do artista e o carinho que todos sentiam por ele nas redações. Confira na integra:
“Artur Xexéo tinha participação fixa no programa Estúdio I, desde 2015 participava das transmissões do Oscar na TV Globo. Nascido no Rio de Janeiro em 1951, Artur Xexéo chegou a cursar Engenharia, mas trocou os números pelas letras do curso de Comunicação Social. Começou a carreira no Jornal do Brasil e passou pelas redações dos maiores jornais da capital fluminense, pela revista Veja e pela rádio CBN. Foi um dos maiores especialistas na análise e na crítica da cultura nacional. Na Globo, integrou as equipes dos seriados Pé na Cova, Sexo e as Negas e Brasil a Bordo. É autor dos livros Janete Clair – A usineira dos Sonhos, uma biografia da novelista, e O Torcedor Acidental, coleção de crônicas sobre os bastidores de suas coberturas de Copas do Mundo”, dizia a mensagem da Globo.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A imprensa brasileira está de luto. Partiu Arthur Xexéu. O colunista era um ícone do jornalismo cultural. Carioca da gema, Xexéu foi amante do teatro, da literatura, do cinema, da música e da televisão. Aos inúmeros amigos e à família, meus sentimentos.
— Luciano Huck (@LucianoHuck) June 27, 2021
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Record, Band e Globo: 3 emissoras de TV aberta são atingidas por fim de sinal vital no Brasil após anos
● Teste do sofá, transa no meio do estúdio e abuso: Fora da Globo, chefão revela 3 escândalos de bastidores
● Sergio Guizé faz exigência corajosa para estar na continuação de Êta Mundo Bom e vinga Fagundes
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Muito triste com a notícia da morte de Artur Xexéo. O conheci na redação do “Jornal do Brasil” no fim dos anos 80 e o admirava muito. Imensa perda pro jornalismo cultural brasileiro.
— André Barcinski (@andre_barcinski) June 27, 2021
Tristeza : o jornalismo brasileiro perde mais um de seus bons profissionais: descanse em paz, Artur Xexéo !
— Chico Pinheiro (@chico_pinheiro) June 27, 2021
O Fluminense Football Club lamenta profundamente o falecimento do jornalista Artur Xexéo, Tricolor de coração. Desejamos muita força aos familiares e amigos.
— Fluminense F.C. (@FluminenseFC) June 27, 2021
Noite triste para o jornalismo e a cultura do nosso país. Comecei a ler Artur Xexéo ainda muito jovem, nas páginas do Jornal do Brasil. Um jornalista fundamental p/ várias gerações. Nesse momento difícil do país, sua voz lúcida e corajosa fará muita falta. https://t.co/Pez1wxCLli
— Gerson Camarotti (@gcamarotti) June 27, 2021
Vai deixar uma saudade profunda neste colunista, que teve o privilégio de trabalhar com Xexéo, além de contar com a sua generosa amizade. É pena!https://t.co/Wp5qxNzoCW
— Ancelmo.Com (@Ancelmocom) June 27, 2021