FEZ HISTÓRIA

Globo faz especial dobre Ayrton Senna

05/06/2022 às 9h00

Por: Sophia Gonçalves Villanueva
Imagem PreCarregada
Globo (Foto: Divulgação)

Morte de Ayrton Senna choca o Brasil e Globo entra às pressas com notícia

Ayrton Senna (Foto: Divulgação)

Ayrton Senna (Foto: Divulgação)

Na coluna ‘Fez História’ de hoje, domingo (05), vamos relembrar a trágica morte do piloto Ayrton Senna, que fez com que o jornalista da emissora dos marinhos entrasse às pressas com ‘Plantão da Globo’.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Para quem não se recorda, Ayrton Senna da Silva morreu, aos 34 anos de idade, durante o Grande Prêmio de San Marino, em Ímola, na Itália, no dia 1 de maio de 1994.

Vale informar que aquele final de semana foi marcado por acidentes na Fórmula-1. Isso porque o piloto austríaco Roland Ratzenberger havia falecido durante os treinos do dia anterior. E o brasileiro Rubens Barrichello também havia sofrido um acidente no mesmo local em que Ayrton Senna faleceu.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Além disso, apesar de a justiça italiana determinar que a corrida seja interrompida em caso de morte, o Grande Prêmio continuou naquele dia.

Cena do acidente de Ayrton Senna (Foto: Divulgação)

Cena do acidente de Ayrton Senna (Foto: Divulgação)

COBERTURA DA EMISSORA GLOBO

No dia do fatídico acidente de Ayrton Senna, a Globo estava ao vivo durante a transmissão do Grande Prêmio de San Marino. O jornalista Roberto Cabrini, que já estava no local, seguiu na mesma hora para o Hospital, em Bolonha, para onde o piloto estava.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Após isso, vários boletins sucessivos sobre o estado de saúde dele surgiram e às 13h40, a emissora anunciou a morte de Ayrton Senna para os milhões de telespectadores que acompanhavam as informações da Globo ansiosos por alguma notícia.

ROBERTO CABRINI FALA SOBRE COMO FOI DAR A NOTÍCIA AO BRASIL

Pouco tempo depois, Roberto Cabrini revelou durante uma entrevista como foi dar a notícia da morte do piloto.

LEIA TAMBÉM:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“Foram vários boletins, cada um com um estado de saúde mais grave do que o outro. E eu convencido de que ele tinha morrido, porque no primeiro boletim, os médicos disseram que estavam fazendo de tudo para salvá-lo, mas no segundo, deram uma entrevista coletiva enorme […] O médico que está fazendo de tudo para salvar alguém não fica dando entrevista coletiva, fica ao lado do paciente para salvá-lo”, começou o jornalista.

E continuou: “E foi isso que aconteceu: um boletim com o estado de saúde mais grave que o outro, a morte cerebral e, por fim, o anúncio da morte. Eu sabia que era como anunciar a morte de um parente próximo de cada um dos brasileiros. Era preciso manter a precisão das informações e, ao mesmo tempo, passar emoção”

CLIMA TRISTE NO BRASIL

Naquele dia, o narrador Galvão Bueno, que era grande amigo de Ayrton Senna, após encerrar a transmissão da corrida, seguiu de helicóptero ao hospital, onde soube da morte do piloto.

Além disso, se afastou da cobertura jornalística da Globo e ficou responsável pela liberação do corpo, para que fosse feito o translado ao Brasil.

O ‘Fantástico’, que dedicou o programa jornalístico à cobertura da morte de Ayrton Senna, exibiu imagens do acidente e da reação emocionada dos fãs. Foi uma comoção nacional. As ruas de São Paulo e Rio de Janeiro ficaram desertas. Nos estádios de futebol, as torcidas improvisaram faixas e cartazes, além de gritarem o nome do piloto.

Para quem não se recorda, foi decretado luto oficial de três dias e ponto facultativo nas repartições públicas de São Paulo no dia 5 de maio, que foi quando aconteceu o enterro no cemitério do Morumbi.

Na manhã deste mesmo dia, a emissora Globo transmitiu, ao vivo, toda a cerimônia, com narração de William Bonner. Vale ressaltar, que o velório durou mais de 22 horas e foi acompanhado pela repórter da Globo Beatriz Thielmann e contou com mais de 240 mil pessoas.

Ayrton Senna
fantastico
Galvão Bueno
Globo
Grande Prêmio de San Marino
Plantão da Globo
Roberto Cabrini
William Bonner

Eu sou Sophia Villanueva, tenho 25 anos, sou formada na Universidade Metodista de São Paulo em Comunicações Sociais. Inclusive, trabalho com jornalismo desde 2019. Adoro falar sobre o que acontece na vida dos famosos Felipe Campos pede demissão e deixar você a par de todas os babados do mundo da televisão Globo faz especial sobre morte de Ayrton Senna . E também sou muito fã de reality show! Email: [email protected]

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.