CONFIRA

Julgamento pro fim da idade mínima e aumento na mesa: Veredito de Alexandre de Moraes abala milhares do INSS

18/06/2024 às 23h52

Por: Larissa Caixeta
Imagem PreCarregada
Decisão do STF abala INSS com julgamento pro fim da idade mínima (Foto: Reprodução/ Internet)

Decisão de Alexandre de Moraes, ministro do STF, abala milhares de segurados do INSS

O canário judiciário brasileiro vem sofrendo diversas reviravoltas, com vários processos acontecendo quase que simultaneamente. Dessa vez, inclusive, falaremos do julgamento sobre o fim da idade mínima para uma modalidade de aposentadoria do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Com veredito de Alexandre de Moraes que abala milhares de segurados da previdência.

Siga o Tv Foco no Telegram

Participe agora do nosso grupo exclusivo do Telegram

Para quem não sabe, está acontecendo um julgamento no Supremo Tribunal Federal (STF) pelo fim da idade mínima para a categoria da aposentadoria especial. Segundo o portal ‘Previdencialista’, esse processo ocorre desde 2020, após a apresentação da proposta pela Confederação Nacional dos Trabalhadores da Indústria (CNTI).

Em 2019, com a Reforma da Previdência, as regras para a modalidade mudaram, e o tempo de contribuição e exposição a agentes nocivos deixaram de ser os únicos requisitos, com o surgimento de uma idade mínima de 55 e 60 anos. No entanto, a ação ajuizada pela CNTI, cerca de 4 anos depois, foi retomada no dia 10 de maio deste ano, mas, o julgamento ainda não foi finalizado.

Alexandre de Moraes suspendeu a decisão do TRT-3 (Reprodução: Nelson Jr./SCO/STF)
Ministro do STF, Alexandre de Moraes (Foto Reprodução: Nelson Jr./SCO/STF)

Isso porque, o ministro do STF, Alexandre de Moraes, pediu vistas do processo, interrompendo o julgamento virtual que analisava dispositivos da Reforma da Previdência que determinam a aplicação de idade mínima na aposentadoria especial do INSS. Para quem não sabe, a aposentadoria especial é aquela oferecida a trabalhadores que exercem suas atividades laborais em condições de insalubridade e periculosidade.

Dessa forma, enquanto que, por exemplo, as regras de aposentadoria por tempo de contribuição exigem 30 para mulheres e 35 anos para os homens de tempo mínimo de contribuição ao INSS, a aposentadoria especial exige 15, 20 ou 25 anos, independente do gênero. Além de ter que ter no mínimo 180 contribuições por questões de carência.

Veja também

Segundo a CNTI, a finalidade da aposentadoria especial é evitar que o trabalhador sofra prejuízos em decorrência da exposição ao agente nocivo por tempo superior ao suportável. O destinatário da aposentadoria especial, nessas condições, não pode aguardar eventual idade mínima, sob pena de ter de permanecer exposto ao risco.

Previdência Social - INSS (Foto: Reprodução -VestibulandoWeb)
Previdência Social – INSS (Foto: Reprodução -VestibulandoWeb)

Além disso, o órgão pede para que a regra da reforma, que reduziu o valor da aposentadoria especial de 100% para 60% sobre o salário de benefício, seja invalidada. Assim, colocando um aumento na mesa para os segurados do INSS, que podem receber até 100% de seus antigos salários caso a ação seja votada favoravelmente pelos ministros do Supremo.

Vale dizer que, a decisão de Alexandre de Moraes, ao pedir vistas do julgamento, deixou milhares de brasileiros com o coração na mão, já que aguardam ansiosamente novidades sobre o assunto. Sendo assim, resta aguardar uma retomada no processo e torcer para que o veredito final dos ministros sejam a favor do beneficiários, com a ocorrência da redução da idade mínima para a modalidade e o aumento do benefício.

Moraes pediu pelo adiamento da sessão que julgava a idade mínima para aposentadoria especial do INSS (Foto: Reprodução/ STF)
Moraes pediu pelo adiamento da sessão que julgava a idade mínima para aposentadoria especial do INSS (Foto: Reprodução/ STF)

Qual a função do STF?

Conforme o Brasil Escola, o STF representa a instância máxima do Poder Judiciário no Brasil. O mesmo atua como defensor da Constituição Federal, agindo como suprema corte do Brasil, julgando casos de constitucionalidade e inconstitucionalidade, além de atuar como última instância de recurso.

🚨 Globo junta Ana e Eliana + Bonner vive terror no JN + Demissão de estrela do SBT é desmascarada na Record   

Prazer, eu sou a Larissa Caixeta e se tem uma coisa que eu amo é escrever sobre os bastidores da TV, e tudo o que acontece pelo mundo. Integro a equipe do TV Foco desde 2023 e falo sobre os mais diversos assuntos por aqui, como famosos, carros, futebol, entre outras curiosidades. Estou sempre antenada aos os últimos acontecimentos e atuo com muito entusiasmo no meu trabalho.

Botão de fechar
Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.