ADEUS!

Descanse em paz: Justiça dá sentença e decreta falência de grande empresa de alimentos

14/07/2023 às 0h08

Por: Lucas Brito
Imagem PreCarregada
A Agropecuária Tuiuti na cidade de Amparo, no interior de São Paulo (Foto: Reprodução)

Segundo a revista Valor Econômico, a empresa vinha de um processo de recuperação judicial desde 2017

O Tribunal de Justiça de São Paulo decretou a falência da Agropecuária Tuiuti, a empresa responsável pelo leite Shefa, nesta quarta-feira, dia 12 de julho.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Entres as principais do ramo alimentício, a fábrica da marca fica na cidade de Amparo, no interior de São Paulo, mas distribuía os produtos por todo o país. No entanto, as dificuldades financeiras já vinham de longa data.

De acordo com a revista Valor Econômico, desde 2017, a empresa havia entrado com um pedido de recuperação judicial. Na época, as dívidas do grupo ultrapassavam R$ 222,5 milhões. A partir de então a situação entrou em declínio.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Já de acordo com o G1, além da falência, a Agropecuária Tuiuti também teria agido de má-fé no processo, apontando indícios de fraude. Por causa disso, a Justiça pediu o afastamento dos responsáveis.

Leite Shefa, Empresa

A Agropecuária Tuiuti é responsável pelo Leite Shefa (Foto: Reprodução)

Empresas de MG em crise

Minas Gerais é o terceiro estado com o maior PIB brasileiro. No entanto, desde o ano passado, a Justiça tem notado uma crescente no número de empresas locais entrado em crise.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

De 2022 para este ano, de acordo com um representante do Serasa, subiu de 34 para 47 o número de firmas pedindo por recuperação judicial. Muitas delas não aguentarão a falência e poderão declarar falência em breve.

Ainda de acordo com o especialista, isso vem acontecendo devido ao acúmulo de contas de anos atrás. Na pandemia, a situação piorou. “As empresas acumularam uma quantidade enorme de dívidas, junto aos bancos e aos fornecedores, que não foram pagas”, pontuou.

LEIA TAMBÉM:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Porém, a crise também atingiu São Paulo e Rio de Janeiro. “Quando essas dívidas se acumulam, chega uma hora que ficam à beira da insolvência. Assim, começam a aparecer os pedidos de recuperação e de falências”, explicou o Serasa.

Empresas Minas Gerais

Em Minas Gerais, pelo menos 47 empresas pediram recuperação judicial do ano passado para cá (Foto: Reprodução)

Qual o valor do salário mínimo no Brasil?

O salário mínimo teve um novo ajuste que passou a ser válido em maio deste ano, já sob as ordens do atual presidente Lula. Agora, trabalhadores devem receber a partir de R$ 1.320,00 por mês.

agropecuaria tuiuti
falência
shefa

Autor(a):

Lucas Brito é um jornalista que ama conversar sobre tudo, mas em especial sobre música, culturas, teorias e boas histórias. Seu maior objetivo é conseguir se tornar um grande comunicador e ter espaço para tratar de assuntos sociais que considera importantes, além de poder opinar sobre a ficção, como séries e novelas. Email: [email protected]

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.