Sexta-feira amanhece com falência de instituição financeira após intervenção do Banco Central
O Banco Central interviu e a justiça federal oficializou a falência de um dos mais tradicionais bancos do Brasil por problemas financeiros.
A notícia foi vinculada hoje, por meio do Valor Econômico e fez com que o público ficasse realmente chocado com o que pode acontecer nos próximos meses.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O BANCO BRK FALIU?
De acordo com informações do Valor Econômico, a Justiça de São Paulo decretou a falência da financeira BRK, que estava em liquidação extrajudicial desde fevereiro do ano passado, por determinação do Banco Central.
A BRK era controlada por Nelson Pinheiro, que faz parte de uma família tradicional do Ceará. Ele herdou o antigo banco BMC (comprado pelo Bradesco em 2007) junto com seus irmãos Jaime Pinheiro Filho e Norberto Pinheiro. Este último, por sua vez, é fundador e maior acionista do Banco Pine.
Pinheiro também é controlador da empresa de alimentos Ducoco, que também sofreu com a recuperação extrajudicial da Brickell Participações.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A recuperação havia sido proposta pela própria Brickell e aprovada em primeira instância em 2019, mas alguns credores não concordaram com o plano e questionaram judicialmente, e depois a própria empresa quis desistir do processo.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Adeus, dinheiro e cartão de crédito: Comunicado do Banco Central traz substituto para 2 gigantes no Brasil
● Decisão do Banco Central traz notícia nada boa da poupança e 2 substitutos salvam dinheiro dos brasileiros
● Fim do real? Nova moeda confirmada pelo Banco Central em 2025 e brasileiros avisados hoje (21)
Em sua decisão, o juiz Ralpho Monteiro Filho diz que os fatos narrados pelo liquidante e pelo BC demonstram que o ativo da BRK não satisfaz ao menos metade do valor dos créditos quirografários e que houve “ graves violações às normas legais que regulamentam o funcionamento da instituição.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
No site oficial do Banco, já colocado com informações de recuperação judicial, o banco diz:
“Foi decretada a autofalência da BRK S.A. CRÉDITO, FINANCIAMENTO E INVESTIMENTO, inscrita no CNPJ sob o nº 12.865.507/0001-97, no dia 07/03/2024, sendo nomeado como administrador judicial BRAJAL VEIGA ADMINISTRAÇÃO JUDICIAL LTDA., CNPJ 46.277.677/0001-72, representada por Daniel Brajal Veiga, OAB/SP nº258.449”.