Vão voltar?

Ka, Fiesta e Focus: Anúncio de chefão da Ford crava ressurreição de 3 carros populares mais amados do Brasil

07/05/2024 às 0h25

Por: Bruno Zanchetta
Imagem PreCarregada
Ka, Fiesta, Focus e Ford (Reprodução - Internet)

Ka, Fiesta e Focus, três dos mais amados, podem ter retorno crucial aos brasileiros

Eu duvido que quando vocês estão na rua, não batem de frente com um Ka, um focus ou um Fiesta, independente da geração que a Ford fez nele.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

São os chamados carros atemporais, com um bom motor, uma fácil manutenção e, se cuidar bem, uma taxa de problemas mínimas.

Desde que saiu do Brasil, ficou mais difícil ter um bom carro Ford, primeiro por comprar ele usado, principalmente nessas três opções, depois achar boas peças se você precisa fazer uma revisão.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Mas, uma boa notícia pode colocar de volta nas ruas do Brasil uma dessas três opções da Ford para vocês comprarem.

De acordo com informações do portal Auto Mais, Ka se aposentou em 2021, o Fusion bateu as botas em 2022, depois em 2023 foi a vez do Fiesta, enquanto o Focus já pegou sua ficha no atendimento do INSS. Parecia que o futuro da Ford seria composto só de SUVs, picapes e Mustang. Mas isso pode mudar.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

LEIA TAMBÉM:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Em entrevista à revista Autocar, o chefe da Ford na Europa, Martin Sander, disse que a Ford definitivamente está pensando em voltar a fazer carros que não são SUVs e picapes. Ao ser questionado se a Ford voltaria a fazer carros como Ka, Fiesta e Focus, o executivo disse: “eu acredito que sim”. 

Complementando sua fala, Martin relatou que “existem valores os quais nos tornaram bem sucedidos nos últimos anos, como a qualidade sólida e o forte custo-benefício. Não vamos fugir isso. Esse é o valor fundamental básico da Ford globalmente. Não vamos voltar à corrida por volume apenas para atingir um certo número ou estar em todos os segmentos”.

Ou seja, mesmo que a Ford volte a fazer um Ka, um Fiesta ou um Focus, esses carros precisam ser focados em segmentos rentáveis e que façam sentido para a marca. A ascenção de modelos como BYD Dolphin, mesmo na Europa, podem ter despertado a atenção da Ford para um compacto elétrico usando plataforma de Volkswagen.

QUAIS MARCAS A FORD É DONA?

A Ford controla a Lincoln e a Troller. A General Motors é a controladora da Chevrolet, GMC (divisão de caminhões), Holden (divisão da Austrália), Cadillac, Buick e Wuling Motors (China). O grupo alemão BMW comanda as inglesas Mini e Rolls-Royce.

Ford

Sou Bruno Zanchetta, jornalista formado pela Universidade Metodista de São Paulo. Há mais de 4 anos com experiência em redação jornalística, análise e métricas de SEO. Especialista TV Foco em matérias automotivas e esportivas, mas, escrevo um pouco de tudo. Triatleta e torcedor do São Bernardo Futebol Clube! Bruno Zanchetta no linkedin e meu e-mail profissional é: bruno.zanchetta@otvfoco.com.br

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.