Kovalick interrompe atividades de JH ao anunciar o fim de aplicativo tão popular quanto o WhatsApp no país
Todos que estavam ligados na Globo ontem (19), foram pegos de surpresa com Kovalick comunicando uma decisão que impacta um famoso aplicativo.
Acontece que a Suprema Corte dos Estados Unidos aprovou, por unanimidade, uma lei que pode resultar na proibição do TikTok no país a partir deste domingo, 19 de janeiro.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O TV Foco, a partir do seu time de especialistas e das informações divulgadas pelo Kovalick , detalha agora o bloqueio do TikTok nos Estados Unidos.
Bloqueio do TikTok
“TikTok tem recurso negado e pode ser banido dos EUA a parti de domingo, decide Suprema Corte”, comunicou Kovalick.
A decisão reafirma preocupações de segurança nacional relacionadas à propriedade chinesa da plataforma e à coleta de dados dos usuários americanos.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Nada de 13º e 1/3 das férias: Lei trabalhista crava FIM de 2 benefícios à lista de CLTs que fizerem isso
● Abandonadas: Metrô do Rio de Janeiro coloca fim em 3 estações e situação afeta milhões de cariocas
● Tarcísio de Freitas ciente: Motoristas acabam de ganhar isenção colossal nos pedágios em São Paulo
- A ByteDance deve vender suas operações nos EUA para um investidor não chinês até a data limite estabelecida pela legislação.
- Caso a venda não ocorra, o TikTok poderá ser banido nos Estados Unidos.
- A Suprema Corte dos EUA rejeitou o recurso do TikTok que alegava violação da Primeira Emenda.
- A Primeira Emenda garante a liberdade de expressão, mas o TikTok não conseguiu sustentar sua argumentação.
- A decisão da Suprema Corte reforça o controle do governo dos EUA sobre empresas estrangeiras no país.
Decisão de Donald Trump
A decisão coloca a responsabilidade de implementar a lei na administração do presidente eleito Donald Trump, que assumirá o cargo em 20 de janeiro. A Casa Branca indicou que a aplicação da legislação ficará a cargo do novo governo.
O TikTok, que possui cerca de 170 milhões de usuários nos Estados Unidos, afirmou que, sem uma prorrogação ou solução alternativa, a plataforma deixará de funcionar no país a partir de domingo.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A empresa busca uma extensão de 90 dias para encontrar um comprador que permita a continuidade de suas operações nos EUA.
Estados Unidos X China
A decisão da Suprema Corte ocorre em um contexto de crescente tensão entre os Estados Unidos e a China, especialmente em relação a questões de segurança cibernética e privacidade de dados.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O governo americano expressou preocupações de que o TikTok possa ser usado para coletar informações pessoais de cidadãos americanos e repassá-las ao governo chinês.
Por outro lado, o TikTok argumenta que a proibição nos Estados Unidos violaria a liberdade de expressão e afetaria negativamente milhões de usuários e criadores de conteúdo que utilizam a plataforma para se expressar e gerar renda.
RedNote
Com a iminência da proibição, surgem alternativas ao TikTok, como o RedNote, uma plataforma chinesa que combina vídeos verticais e comércio eletrônico, e que tem ganhado popularidade nos Estados Unidos.
Além disso, o criador de conteúdo MrBeast está tentando adquirir as operações americanas do TikTok, juntamente com a plataforma de streaming Kick, na tentativa de manter o aplicativo ativo no país.
O aplicativo do TikTok vai ser banido no Brasil?
Atualmente, não há indicações de que o TikTok será banido no Brasil. Em novembro de 2024, a Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD) iniciou investigações sobre o uso de dados pessoais pelo aplicativo, especialmente em relação a menores de idade.
A ANPD identificou possíveis violações da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e estabeleceu exigências para que o TikTok adequasse suas práticas.
O TikTok afirmou estar comprometido com a segurança e privacidade dos usuários e está colaborando com as autoridades brasileiras para resolver as questões levantadas. Contudo, até o momento, não há decisões judiciais que determinem o banimento do aplicativo no país.
CONCLUSÃO
Por fim, a decisão da Suprema Corte dos Estados Unidos coloca o futuro do TikTok no país em risco iminente.
Além disso, a administração de Donald Trump terá a responsabilidade de decidir se implementará a proibição ou buscará alternativas para permitir a continuidade da plataforma nos Estados Unidos.
Enquanto isso, usuários e criadores de conteúdo aguardam ansiosamente por uma resolução que possa impactar significativamente suas atividades online.
Veja também matéria especial sobre: Maior presente de Natal: Nubank libera R$ 5 mil no aplicativo em 5 passos simples hoje (24/12).