Roberto Kovalick paralisa o Hora 1 com notícia urgente aos aposentados do INSS para o ano de 2024
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) é um dos principais órgãos do Governo Federal, responsável pela administração dos recursos previdenciários do nosso país. Recentemente, o Jornalista Roberto Kovalick paralisou o Hora 1, jornal da manhã na Globo, com uma notícia urgente aos aposentados e pensionistas da autarquia para agora em 2024. A seguir, confira mais detalhes sobre esse assunto que deixou os beneficiários em choque.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Kovalick comada o Hora 1 todas as manhãs, e no dia 20 de fevereiro, o jornalista chegou com grandes notícias sobre o órgão, essas que deixaram milhões de aposentados do INSS em alerta e com medo pelas suas aposentadorias. Vale dizer que, grande parte dos beneficiários recebem apenas um salário mínimo, esse que muitas vezes mal dá para garantir uma qualidade de vida digna aos segurados.
Bom, o jornalista iniciou aquela edição trazendo informações muito importantes sobre o crescimento significativo no últimos anos dos golpes em idosos, principalmente aqueles vindo sobre os empréstimos consignados do INSS. “A Polícia Federal registrou no ano passado um aumento de 73% na denúncias de golpes contra idosos. Foram mais de 15 mil registros, e a forma preferida de agir dos bandidos é pela internet, ou pelo telefone”, revelou o comandante do Hora 1.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Em seguida, a reportagem explica como funciona o golpe aos aposentados, como forma de orientação. Lembrando que, mesmo a notícia sendo de fevereiro, vale até hoje, como um alerta para todo 2024. “Alguém se passa por um funcionário de banco que leva a pessoa a baixar um aplicativo. São aplicativos de controle remoto do dispositivo, onde o criminoso consegue levar o idoso a permitir o acesso”, cravaram.
Por fim, informaram que os criminosos realizam um empréstimo fraudulento no nome do idoso. Esse que fica apenas com a grande dívida, que será descontada de sua folha de pagamento do INSS. “Ele subtrai, todo o valor que existe na conta do idoso. Eles obtêm os dados sensíveis do aposentados e através de bancos digitais, fazem empréstimos e os idosos ficam só com a dívida, que é consignado junto ao INSS”, disparou.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O que é o empréstimo consignado?
O empréstimo consignado é uma modalidade de crédito em que as parcelas são descontadas diretamente da folha de pagamento ou do benefício do INSS. Isso significa que aposentados ou pensionistas não precisam se preocupar em lembrar de pagar as parcelas, pois elas são debitadas automaticamente.
Os beneficiários do empréstimo consignado são:
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
- Aposentados do INSS;
- Pensionistas do INSS;
- Benefício de Prestação Continuada (BPC/LOAS).
A margem consignável é a porcentagem do benefício que pode ser comprometida com o pagamento de empréstimos consignados.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Quantos beneficiários existem no INSS?
O INSS, um dos principais programas do governo, voltado para aposentados e trabalhadores de carteira assinada, surgiu no dia 27 de junho de 1990. Segundo o portal ‘O Globo’, mais de 39 milhões de aposentados e pensionistas estão sendo agraciados com esse pagamento, neste ano de 2024.