Após trauma em gravações, crianças são retiradas às pressas de Laços de Família
Assim como em todas novelas, seja da Globo ou fora dela, o elenco infantil está presente. Composto por diversos atores mirins, as tramas são abrilhantadas pelo carisma e ingenuidade das crianças.
Porém, na época em que “Laços de Família” (2000-2001) foi ao ar na tela da Globo, se iniciou uma polêmica no meio da televisão sobre classificação indicativa e, em seguida, a Justiça tentou de todas maneiras impedir a presença de menores de 18 anos na novela de Manoel Carlos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Por conta disso, as crianças foram retiradas às pressas da trama e sumiram por semanas do ar, algumas delas sem explicação alguma, outras, com situações criadas no enredo para justificar o sumiço evidente, mas quem acompanhava as notícias da época, se lembra muito bem das polêmicas geradas.
+Ator galã de Mulheres Apaixonadas foi esquecido das novelas e hoje virou jogador de futebol
Todo o problema foi ocasionado após a pequena Larissa Honorato, que vivia a Nina, filha de Clara (Regiane Alves) e Fred (Luigi Baricelli) em “Laços de Família“, sofrer um verdadeiro trauma psicológico numa cena de intensa discussão entre os seus pais da novela.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A atriz mirim foi substituída por Júlia Magessi, mesmo assim, a 1ª vara da Infância e Juventude do Rio de Janeiro conseguiu impedir a partir daí, que menores de 18 anos estivessem presentes em “Laços de Família“, por conta do ambiente considerado nocivo a eles com presença de violência e sexo.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Carta psicografada de Eliza Samudio revela onde está o próprio corpo e manda recado para Bruno: “Doloroso”
● Declaração corajosa de apresentador da Globo entrega demissão humilhante por estar gordo: “Fora de série”
● R$ 7,62BI na mesa: Rival n°1 da Netflix encerra serviço crucial e anuncia fusão com gigante dos streamings
Naquela época, a Justiça impediu a novela de ser exibida antes das 21h, e nenhum menor poderia estar na trama. O processo ainda citava uma possível prisão do diretor Ricardo Waddington, do produtor Ruy Mattos, além de multas diárias de R$ 70 mil reais, conforme aponta informações do site Notícias da TV.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
ELENCO MIRIM DE VOLTA
No elenco mirim, a pequena Nina (Júlia Maggessi), Raquel (Carla Diaz), Tide (Samuel Melo), Fábio (Max Fercondini) e Bruninho (os gêmeos Natã e Andrey Beltrão) tiveram que sair de cena.
Apenas Julia Almeida, filha do Manoel Carlos, que tinha 17 anos na época, foi a única menor que prosseguiu em “Laços de Família” após conseguir um mandado de segurança para poder continuar atuando em sua personagem.
No entanto, o veto durou apenas três semanas e, logo em seguida, todo elenco de crianças foi chamado de volta a novela após um acordo entre a Globo e a Justiça. Desde que terminou em 2001, “Laços de Família” ganhou inúmeras reprises na emissora e nunca mais se falou do veto as crianças no folhetim.