Anatel inicia projeto com governo envolvendo ordem de bloqueio em bancos
Em dezembro do ano passado, a Anatel e o Ministério da Justiça e Segurança Pública realizaram uma parceria, que traz a ordem de bloqueio em milhares de celulares.
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A nova medida, que está em vigor, pode atingir os principais bancos, como Itaú, Caixa, Nubank, Bradesco e outros.
Nesta quarta-feira, 12, iremos mostrar os detalhes sobre o projeto Celular Seguro, projeto do Governo, Anatel e Febraban.
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No ano passado, o governo lançou o novo aplicativo para bloquear as contas bancárias e até o número de celular em caso de roubo, perda ou furtos.
A nova ferramenta foi desenvolvida para combater de forma rápida fraudes bancárias por meio do bloqueio de aparelhos celulares.
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O objetivo é impedir que criminosos façam uso de dados bancários e até informações pessoais da vítima.
Desse modo, caso necessário, o cidadão poderá pedir para que o banco bloqueie as contas bancárias e informações pessoais de forma rápida e segura.
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A nova medida é de extrema importância, uma vez que os usuários podem evitar de ter os dados roubados e contas esvaziadas.
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“A Febraban trabalhou desde o início de julho junto ao Ministério da Justiça para a integração dos bancos a essa importante iniciativa, que permitirá que um celular perdido, furtado ou roubado seja bloqueado de maneira rápida”, disse Isaac Sidney, presidente da Febraban.
MAIS SOBRE O ASSUNTO
O Celular Seguro já conta com 13 instituições financeiras participantes, segundo o portal Valor Investe.
São eles: Nubank, Pan, Inter, Sicoob, Caixa, BTG Pactual, XP Investimentos, Santander, Safra, Banco do Brasil, Itaú, Sicredi e Bradesco.
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Para os usuários que não possuem o celular seguro, devem se preparar, uma vez que o aplicativo está disponível e poderá ajudar a proteger suas informações no caso de perdas, roubos e furtos.
O aplicativo está disponível para ser baixado gratuitamente pela App Store e Google Play.
Para ter acesso às funcionalidades do projeto da Anatel, é necessário ter uma conta no domínio do governo gov.br.
Em seguida, o usuário poderá indicar uma pessoa de confiança que poderá fazer o bloqueio em caso de roubo ou furto.
Como fazer uma reclamação na Anatel?
Anatel é a entidade estatal responsável por regular o setor brasileiro de telecomunicações. Mas, poucos sabem como fazer uma reclamação.
Para isso, basta ligar para o 133. A central de atendimento telefônico da Anatel funciona de segunda a sexta-feira, nos dias úteis, das 8h às 20h, segundo o portal do Governo.