BOMBA!

Adeus: Nova lei de trânsito anunciada chega para acabar com radares e traz substituto a motoristas

14/12/2024 às 20h45

Por: Larissa Caixeta
Imagem PreCarregada
Nova lei anunciada chega pra acabar com radares e traz substituto (Foto: Reprodução/ Internet)

Saiba tudo sobre uma nova lei anunciada recentemente que visa dar fim com os radares no trânsito. A proposta visa um novo substituto para o equipamento eletrônico

Uma nova lei anunciada aos motoristas brasileiros promete mudar a forma como a fiscalização de trânsito é realizada no Brasil, com a proposta de acabar com os radares.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A medida, que está gerando discussões, visa substituir esses dispositivos por alternativas que buscam aumentar a eficiência da fiscalização e garantir mais segurança nas ruas.

No entanto, a proposta levanta questões sobre os impactos que essa mudança pode ter no comportamento dos motoristas e na segurança viária. A seguir, veja mais detalhes sobre o assunto.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Nova lei anunciada visa acabar com os radares

Conforme apurado pelo TV FOCO, segundo o portal ‘Carros IG’, o deputado federal Capitão Augusto (PL-SP) anunciou uma nova lei que visa dar fim aos radares e traz um novo substituto para os equipamentos.

O Projeto de Lei 2162/2024 propõe a substituição dos radares eletrônicos por lombadas físicas em áreas com limite de velocidade abaixo de 60 km/h. Segundo ele, a medida visa reduzir custos e aumentar a segurança viária.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

http://www.otvfoco.com.br/wp-content/uploads/2015/05/Daniela-Mercury.jpg
Nova lei de trânsito (Foto: Reprodução/ Internet)

O PL altera o artigo 61 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), estabelecendo que, em áreas com limite de velocidade até 60 km/h e com risco de acidentes, as lombadas físicas devem substituir os radares eletrônicos como medida de segurança.

A proposta também exige a realização de estudos técnicos para identificar os locais que se enquadram nesse critério.

LEIA TAMBÉM:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Augusto justifica a proposta afirmando que as frequentes autuações em áreas com radares a até 60 km/h demonstram a ineficiência desses equipamentos em promover a redução efetiva da velocidade dos motoristas.

De acordo com as informações divulgadas pela fonte, o projeto de lei ainda aguarda o despacho do presidente da Câmara para prosseguir com sua tramitação.

Considerações finais

Em conclusão, a proposta de substituir os radares eletrônicos por lombadas físicas, conforme o Projeto de Lei 2162/2024, reflete um movimento para redefinir a fiscalização e segurança no trânsito.

A medida, que visa reduzir custos e aumentar a segurança nas vias, gerou um intenso debate sobre sua eficácia.

A proposta ainda precisa passar por diversas etapas legislativas e análises técnicas. Assim, só o tempo dirá se essa mudança trará os resultados esperados em termos de segurança e controle de velocidade.

http://www.otvfoco.com.br/wp-content/uploads/2015/05/Daniela-Mercury.jpg
Radares (Reprodução: Internet)

CNH suspensa: o que fazer?

O motorista que tiver a CNH suspensa precisará cumprir o prazo de suspensão determinado pelos órgãos competentes e fazer um curso de reciclagem específico.

Além disso, não cai nada bem cometer uma infração nos 12 meses posteriores a recuperação da CNH. Considerado um infrator reincidente, o condutor tem uma punição maior (até dois anos de suspensão).

Aliás, veja também mais informações sobre as leis e projetos de leis CLICANDO AQUI.

CNH (Foto: Reprodução/ Internet)
CNH (Foto: Reprodução/ Internet)

CNH
lei
Lei de trânsito
lombadas
nova lei
nova lei de trânsito
Projeto de Lei
radares

Prazer, eu sou a Larissa Caixeta e se tem uma coisa que eu amo é escrever sobre os bastidores da TV, e tudo o que acontece pelo mundo. Integro a equipe do TV Foco desde 2023 e falo sobre os mais diversos assuntos por aqui, como famosos, carros, futebol, entre outras curiosidades. Estou sempre antenada aos os últimos acontecimentos e atuo com muito entusiasmo no meu trabalho.

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.