URGENTE

Já pode dar adeus: Nova lei anunciada atinge shoppings com PROIBIÇÃO que abala o RioSul, Botafogo e mais

22/07/2024 às 9h52

Por: Bianca Rayla
Imagem PreCarregada
Shopping / Martelo batido - Montagem: TVFOCO

Tudo sobre a nova lei anunciada que acaba atingindo shoppings com verdadeira proibição que abala o RioSul, Botafogo e mais

Agora, simplesmente uma nova lei que já foi anunciada atingindo os shoppings com uma verdadeira proibição que abala o RioSul, Botafogo e mais, vem dando muito o que falar.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

De acordo com informações do portal Metrópoles, as normas de trabalho em dias de domingo e feriados podem mudar a partir do mês de agosto.

Para melhor entender sobre o assunto, o Ministério do Trabalho criou uma portaria que determina que o funcionamento empresarial aos domingos e aos feriados seja estabelecido em uma convenção coletiva entre as empresas e os sindicatos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Dessa forma, as informações dão conta ainda de que o direito de repouso semanal uma vez por semana é assegurado a todos os trabalhadores, porém houve uma flexibilização dessa norma. Em meio a tudo isso, a portaria intenta equilibrar as demandas do mercado e o bem-estar dos trabalhadores.

Assim, com o requisito da convenção coletiva, os empresários precisarão estabelecer negociações sindicais com maior frequência, o que segundo os empregadores aumentará os custos operacionais e administrativos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Para quem não sabe, o grande objetivo da portaria é melhorar a qualidade de vida dos trabalhadores ao garantir períodos adequados de repouso, porém, é importante entender que dependendo da negociação feita pelo sindicado, as modificações podem afetar a renda daqueles que dependem do trabalho em feriados e domingos para suplementar seu ganho mensal.

A implementação da Portaria 3.665/2023 pode gerar um aumento nos custos para as empresas devido a:

LEIA TAMBÉM:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

  • Logística e organização: adaptar a rotina de trabalho aos novos parâmetros pode exigir ajustes na logística, escalas de trabalho e sistemas de controle de ponto.
  • Necessidade de acordos coletivos: custos com assessoria jurídica e negociações com sindicatos podem ser elevados;
  • Pagamento de horas extras e adicionais: o trabalho aos domingos e feriados geralmente implica em remuneração adicional, impactando a folha de pagamento.
Martelo batido de lei - Foto: Internet
Martelo batido de lei – Foto: Internet

Como lidar com as novas normas de trabalho?

Carteira de trabalho (Foto: Reprodução/ Internet)
Carteira de trabalho (Foto: Reprodução/ Internet)

De acordo com informações do portal Contábeis, lidar com as mudanças nas normas de trabalho aos domingos e feriados, as empresas podem adotar algumas medidas:

  • Buscar assessoria especializada: contar com assessoria jurídica e de recursos humanos especializada pode auxiliar na interpretação da Portaria, na negociação com o sindicato e na implementação das mudanças de forma eficaz.
  • Buscar informações: manter-se atualizado sobre as convenções coletivas aplicáveis e as decisões judiciais relacionadas à Portaria;
  • Dialogar com o sindicato: estabelecer um canal de comunicação transparente com o sindicato da categoria para iniciar negociações e buscar soluções conjuntas;
  • Analisar custos e impactos: avaliar os custos potenciais e os impactos na organização para tomar decisões estratégicas embasadas em dados;
  • Planejar com antecedência: planejar as atividades com antecedência e ter um plano de contingência para situações inesperadas;

Leis

Autor(a):

Eu sou Bianca Rayla, Administradora por formação, pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte- UFRN e Redatora Web por amor e vocação. Apaixonada por cobrir o mundo das celebridades desde 2018, já passei por diversos sites do mundo do entretenimento. Apaixonada por música sertaneja e uma boa fofoca, faço matérias diariamente sobre os mais diversos assuntos, com foco nos artistas da Globo , os quais tenho grande admiração.Meu e-mail é: [email protected] Minhas redes sociais são:

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.