AGORA!

Proibido nos apartamentos: Nova lei anunciada dos condomínios decreta EXPULSÃO por 3 atitudes muito comuns

27/06/2024 às 16h52

Por: Giovana Misson
Imagem PreCarregada
Homem e mulher em casa e prédio (Fotos: Reproduções / Canva)

Novo projeto de lei visa expulsar proprietários de condomínios em caso de atitudes irregulares e ruins aos demais vizinhos

É comum encontrar cidadãos que possuem problemas com vizinhos (as) nos mais diferenciados apartamentos do Brasil. Pensando em melhorar o convívio da sociedade, um novo projeto de lei, decreta a possível expulsão do proprietário (a) por atitudes comuns.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Nesta quinta-feira, 27, iremos revelar os detalhes sobre a lei armada, n° 616, de 2021, de autoria da senadora Daniella Ribeiro, que traz a proibição de algumas atitudes nos condomínios.

É comum encontrar alguns moradores que perturbam o sossego dos demais, a ponto de gerar incompatibilidade de convivência no âmbito do condomínio.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Atualmente, algumas atitudes acabam gerando multas. Mas, caso a lei seja aprovada, alguns moradores poderão ser expulsos do apartamento.

A proposta prevê a multa de 10 vezes do valor da taxa de condomínio, além de uma assembleia que poderá decidir a expulsão do morador, caso ocorra ¾ de votos a favor, segundo o portal Tribuna Online.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“Com a inclusão na legislação, teremos procedimentos a ser seguido e, sendo cumprido, restará ao Judiciário confirmar a decisão já tomada pelos condôminos em assembleia. A medida visa garantir o bem-estar dos moradores”, disse a advogada Leidiane Malini ao portal.

A mudança na legislação faz parte da atualização do Código Civil, que tramita no Congresso.

LEIA TAMBÉM:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Pessoas em condomínio (Foto: Reprodução / Canva)
Pessoas em condomínio (Foto: Reprodução / Canva)

SITUAÇÕES COMUNS

Por fim, algumas atitudes que podem gerar a expulsão, caso aprovada a lei e que atualmente possuem multas, são:

  • Comportamento agressivo com vizinhos e funcionários;
  • Desrespeito com a lei do silêncio, como ouvir música alta em horários inadequados;
  • Desrespeito as regras de uso das áreas compartilhadas;
  • Danos intencionais ao condomínio;
  • Manter animais que causam incômodo excessivo e outros.
Homem brigando com mulher (Foto: Reprodução / Canva)
Homem brigando com mulher (Foto: Reprodução / Canva)
Thumbnail Video Youtube

O que significa condomínios?

Na prática, um condomínio pode ser definido como um espaço dividido por diversos proprietários, que também compartilham áreas em comum.

Pessoas em condomínio (Foto: Reprodução / Canva)
Pessoas em condomínio (Foto: Reprodução / Canva)

condomínio
Leis

Autor(a):

Eu sou Giovana Misson, jornalista por formação pela Universidade Mackenzie de São Paulo. Criadora de conteúdo digital e redatora sobre o mundo das celebridades desde 2019. Já trabalhei em assessoria de imprensa, local em que cuidei de marcas de peso e por redações focadas no entretenimento. Sou apaixonada por moda, beleza, música, séries e nunca perco uma fofoca. Faço matérias focadas em programas de televisão e sobre o cotidiano dos famosos. Email: [email protected]

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.