Uma nova lei anunciada com o fim de autoescolas e CNH banida para uma lista de veículos
Uma nova lei anunciada pode dar o fim as autoescolas e além disso a CNH é banida para uma lista de carros e essas duas vitórias chegam para os motoristas em 2024 e você precisa estar atendo em todas as atualizações.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Um motorista no Brasil tem uma quantidade enorme de gastos, e começa primeiro para retirar o documento, tendo que fazer diversas aulas e tentar passar na prova. Em seguida o valor do carro e dos impostos também pesam no bolso.
Para tirar a CNH, o futuro motorista pode gastar até 3 mil reais, e de acordo com o portal ‘Jornal Contábil’, por conta disso o Projeto de Lei 6.485/19 está sendo discutido no Congresso, em que pretende mudar as regras para tirar a CNH das categorias A e B, acabando com a obrigatoriedade das autoescolas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Segundo a senadora Kátia Abreu, caso o Projeto de Lei seja aprovado, o custos para os motoristas vão ficar até 80% mais baratos, mesmo que ainda sejam obrigatórias as provas teórica e prática.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Porém, a boa notícia é que os estudos poderão ser realizados fora do CFC, ou seja, por conta própria, já baixando e muito o valor para tirar a CNH.
Outra grande notícia aos motoristas vem da Lei 13.154/15, no qual definiu uma nova categoria de trânsito, no caso os ciclomotores, que são veículos de duas ou três rodas, de até 50cc e velocidade máxima de 50km/h não precisariam da CNH.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Apesar disso, englobando também as bicicletas elétricas, para conduzir esses veículos é necessário ao menos possuir uma Autorização para Condução de Ciclomotores (ACC).
Vale lembrar que os veículos que possuem a obrigatoriedade da CNH e são pegos sem o documento, estarão sujeitos a levar multa e até mesmo a apreensão do automóvel.
Por quanto tempo a CNH é válida?
Para pessoas até 50 anos, a CNH pode renovar de 10 em 10 anos. Entre 50 e 70 o documento deve ser renovado de 5 em 5. A partir daí, a renovação é de 3 em 3 anos.