Se você está em dúvida se pode aposentar ou não, confira esses 5 passos para o cálculo, de maneira simples e rápida
Fique por dentro desses 5 passos para que você possa calcular o tempo e o valor da sua aposentadoria do INSS, de maneira simples e rápida.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Isso porque há uma lei em vigor na era do governo Lula em que muda a todo momento a idade mínima para adquirir o benefício, e pode causar confusões.
De acordo com o portal ‘G1’, no início deste ano de 2024 a idade e o tempo mínimo de contribuição aumentaram.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
No caso das mulheres, precisam ter ao menos 58 anos e 6 meses de idade, já os homens a idade mínima é de 63 anos e 6 meses.
O tempo de contribuição é de 30 anos às mulheres e 35 aos homens, portanto aumento em 6 meses em relação a 2023.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Calculadora para descobrir seu salário
O tempo para se aposentar e o salário para receber sempre está em constante alteração, por isso o INSS disponibiliza um local, em seu aplicativo e site, para fazer esse cálculo de maneira rápida.
Há uma calculadora adaptada com as novas regras, portanto fique por dentro de como encontrá-la, de maneira rápida e em poucos passos.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O primeiro passo é entrar no site ou aplicativo do ‘Meu INSS’, que está disponível para sistema Android e iOS.
Em seguida, acesse a sua conta gov.br, e ai sim poderá escolher a opção ‘Simular Aposentadoria’.
Cálculo pode indicar a aposentadoria
O quarto passo é de conferir os seus dados, garantindo que tudo está corretor. Se tiver alguma informação ultrapassada, dá para atualizar rapidamente.
Por fim, a página indicará as condições de aposentadoria para cada uma das possibilidades exigentes. Caso o cálculo indique que já pode aposentar, entre com o pedido pelo próprio aplicativo.
Neste caso, basta ficar acompanhando o seu pedido, pelo próprio aplicativo, já que você entrará na fila de aposentadoria, onde autorizam a concessão do benefício.
Idade mínima seguirá aumentando
A Reforma da Previdência de 2019 estabeleceu a idade mínima de aposentadoria em 65 anos para os homens, com ao menos 20 de contribuição e 62 para as mulheres, com 15 anos de contribuição.
Porém, aqueles que começaram a contribuir antes de 2019, atingiram essa meta, mas com a idade subindo ano após ano.
Dessa maneira, em 2025, a idade mínima para os homens, neste caso, será de 64 anos e das mulheres de 59.
Conclusões finais
O INSS disponibiliza uma calculadora em seu site ou aplicativo para calcular a sua aposentadoria e identificar se já está apto para receber o benefício.
Isso porque a cada ano, desde a Reforma da Previdência de 2019, ela vez passando por mudanças todos os anos, aumentando a idade mínima em 6 meses.
Caso tenha dúvidas, pode ir até uma central de atendimento do programa, ou ligar através do número 135, que falará com um funcionário do INSS.
Quem recebe o INSS hoje (26)?
O INSS tem o pagamento sempre mais para o final do mês e segue de acordo com o final do NIS de cada segurado.
Nesta quinta-feira (26) aqueles com o final do NIS 3 e que ganham apenas um salário mínimo estão aptos a receber o pagamento da aposentadoria.