Saiba como os aposentados do INSS podem pagar bem menos na conta de luz
Os aposentados do INSS, por conta de uma lei que está em vigor, possuem direito a um desconto incrível na conta de luz, mas para isso precisam seguir alguns requisitos e você precisa saber se tem esse direito.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Todos os meses, o bolso dos brasileiros são bastante afetados, por conta dos gastos com energia, água, dentre outras contas que precisam ser pagas, por tanto, qualquer desconto é sempre muito bem-vindo.
De acordo com o portal ‘O Dia’, a Lei 14.438 foi sancionada em 2002, então há mais de 20 anos esse desconto já está em vigor, mas em 2021 passou por uma alteração, e por isso o assunto voltou à tona.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Antigamente, os aposentados do INSS precisavam solicitar o desconto com a empresa que distribui a energia elétrica, mas a partir de 2021, com a Lei 14.203 o Poder Executivo é obrigado a incluir os beneficiários que possuem esse direito de maneira automática.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Apesar disso, apenas alguns grupos são agraciados com o benefício da Tarifa Social de Energia, onde é dado uma porcentagem de desconto de acordo com o consumo.
Para que o Poder Executivo consiga incluir todos os que estão aptos, é preciso que o aposentado esteja com o cadastro no CadÚnico esteja atualizado e possuir uma renda mensal per capita de até meio salário-mínimo.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Além disso, aquelas famílias que possuem membros no Benefício de Prestação Continuada- BPC, também possuem o direito a Tarifa Social de Energia.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Caso você esteja enquadrado nesses requisitos, precisa saber como está escalonado os descontos, que é de acordo com os KW/h que são consumidos:
- de 0 a 30 KW/h: desconto de 65%;
- de 31 a 100 KW/h; desconto de 40%
- de 101 a 220 KW/h; desconto de 10%
- a partir 221 KW/h: sem desconto
Qual a média de consumo de energia dos brasileiros?
A média de consumo de energia dos brasileiros é de 220 KWh por mês, de acordo com o que foi levantado por pesquisas feitas pela ANEEL.