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Detran ciente: Lei armada dos semáforos atinge em cheio idosos 60+ no trânsito

Nova lei armada crava mudança nos semáforos e atinge os 60+ (Foto: Reprodução/ Internet)

Nova lei armada crava mudança nos semáforos e atinge os 60+ (Foto: Reprodução/ Internet)

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Detran ciente sobre como a lei armada dos semáforos impacta diretamente idosos acima de 60 anos no trânsito

A nova legislação dos semáforos, projetada para melhorar a mobilidade e a segurança dos idosos com mais de 60 anos, representa um marco no trânsito brasileiro.

Aprovada após intensos debates, a medida busca atender uma demanda crescente de acessibilidade para uma população que enfrenta desafios diários nas ruas.

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O TV Foco, a partir do seu time de especialistas em leis e das informações do portal FDR, detalha agora sobre nova lei dos semáforos.

Lei dos semáforos

Nova lei de trânsito crava mudança nos semáforos e atinge idosos (Reprodução/Montagem/Canva)

Uma pesquisa realizada pela Faculdade de Saúde Pública da USP revelou que 97,8% dos idosos em São Paulo não conseguem caminhar à velocidade de 4,3 km/h, exigida pelos semáforos tradicionais.

No entanto, a velocidade média alcançada por esses pedestres é de apenas 2,7 km/h, tornando a travessia no tempo padrão dos semáforos uma tarefa desafiadora e arriscada.

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Conquista para idosos

Em Curitiba, a prefeitura instalou semáforos inteligentes que auxiliam idosos na travessia. O sistema funciona por meio de um cartão especial. Ao ser identificado pelo semáforo, estende o tempo de travessia em 20% a 30% além do programado.

Além disso, essa iniciativa visa reduzir acidentes e proporcionar maior autonomia para a população idosa.

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Além disso, algumas cidades têm adotado tecnologias que permitem ajustar o tempo dos semáforos conforme o fluxo de pedestres e veículos ao longo do dia.

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SP ganha primeiros semáforos inteligentes – Foto Internet

Essa flexibilidade busca equilibrar a segurança dos pedestres com a fluidez do trânsito, beneficiando especialmente os idosos e pessoas com mobilidade reduzida.

Motivação

Contudo, especialistas em mobilidade urbana destacam que medidas simples, como o aumento de alguns segundos no tempo de travessia, podem ter um impacto significativo na segurança dos pedestres.

Por fim eles também sugerem a implementação de campanhas de conscientização para motoristas e pedestres, visando promover o respeito mútuo e a paciência no trânsito.

Idosos pagam IPVA?

No Brasil, idosos com 60 anos ou mais podem ser isentos do pagamento do IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) em alguns estados, desde que atendam a requisitos específicos, como a propriedade do veículo estar em seu nome e o automóvel ter valor abaixo de um limite determinado.

IPVA, idosos e Lula (Foto: Reprodução / Gov / Canva / Montagem TV Foco)

A isenção varia conforme a legislação de cada estado, sendo fundamental que o idoso consulte a Secretaria da Fazenda local para confirmar as condições e procedimentos necessários.

CONCLUSÃO

Por fim, a adoção desses novos semáforos representa um avanço importante na promoção da acessibilidade e segurança no trânsito urbano.

Além disso, ao considerar as necessidades específicas dos idosos e de pessoas com mobilidade reduzida, as cidades dão um passo significativo rumo a um ambiente mais inclusivo e seguro para todos os cidadãos.

Veja também matéria especial sobre: Nova lei dos semáforos chega voando no Brasil em 2025 e idosos 60+ vibram.

Eu sou Wellington Silva, tenho 26 e sou apaixonado pelo mundo dos famosos e reality shows. Tenho formação em Técnico em Redes de Computadores pela EEEP Marta Maria Giffoni de Sousa e me considero redator por vocação. Sou aficionado pela vida dos artistas. Já trabalhei em sites focados em artistas musicais e atualmente trabalho em sites focados nas celebridades no geral. Faço matérias com foco em reality shows, famosos, cantores, e futebol. Posso ser encontrado nas redes sociais como: @ueelitu

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