CHOCANTE!

Carrefour, Supernosso e ABC atingidos: Lei armada em supermercados de BH, crava PROIBIÇÃO na era Zema

19/04/2025 às 18h45

Imagem PreCarregada
Lei - Supermercados - Zema

Carrefour, Supernosso e ABC, são alvos de nova lei apresentada que chega com proibição em supermercados de Belo Horizonte durante a gestão Zema

A nova proposta de lei que tramita em Belo Horizonte promete mudar a rotina de grandes redes de supermercados como Carrefour, Supernosso e ABC.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ela chega para impor restrições inéditas ao funcionamento dos supermercados durante a gestão do governador Romeu Zema.

O TV Foco, a partir do seu time de especialistas em leis e das informações do O Tempo, detalha agora lei que pode proibir entrada de animais em supermercados de BH.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Lei em supermercados

A Câmara Municipal de Belo Horizonte aprovou, em primeiro turno, um projeto de lei que permite a entrada de cães e gatos em supermercados da capital mineira.

Lei dos supermercados - Foto: Montagem
Lei dos supermercados – Foto: Montagem

Porém, a proposta, de autoria do vereador Wanderley Porto (Patriota), visa revogar a Lei Municipal 7.852/1999, que atualmente proíbe a presença de animais nesses estabelecimentos.

Leia também:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Além disso, a votação ocorreu em 6 de julho de 2023, com 38 votos favoráveis e apenas um contrário, da vereadora Marcela Trópia (Novo).

Detalhes

O projeto estabelece diretrizes específicas para a entrada dos animais nos supermercados.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Porém, os cães deverão estar acompanhados de seus tutores, devidamente vacinados e vermifugados, além de utilizar coleira, peitoral e guia.

Contudo, em casos específicos, o uso de focinheira será obrigatório, dependendo do porte e da raça do animal. Já os gatos só poderão entrar se estiverem em caixas de transporte apropriadas.

Animais

A iniciativa busca alinhar a legislação municipal às práticas já adotadas em outros estabelecimentos comerciais da cidade.

Contudo, em março de 2023, a Prefeitura de Belo Horizonte publicou um decreto autorizando a entrada e permanência de animais de estimação em restaurantes, bares e padarias, desde que acompanhados de seus tutores.

http://www.otvfoco.com.br/wp-content/uploads/2015/05/Daniela-Mercury.jpg
Cachorros e gatos fazem parte da família dos brasileiros (Reprodução: Internet)

Além disso, a medida visa tornar a cidade mais “Pet Friendly”, permitindo que os estabelecimentos decidam se aceitam ou não a presença de animais.

Principais pontos do projeto:

  • Revogação da Lei Municipal 7.852/1999, que proíbe a entrada de animais em supermercados.​
  • Permissão para que cães e gatos entrem em supermercados, desde que acompanhados de seus tutores.​
  • Exigência de vacinação, vermifugação e uso de equipamentos de segurança, como coleira e guia.​
  • Obrigatoriedade do uso de caixas de transporte apropriadas para gatos.​

A nova lei já está valendo?

Não! A proposta ainda precisa ser votada em segundo turno na Câmara Municipal e, posteriormente, sancionada pelo prefeito Fuad Noman (PSD) para entrar em vigor.

Porém, caso aprovada, os supermercados poderão optar por permitir ou não a entrada de animais, desde que sigam as diretrizes estabelecidas.

Porém, a medida é vista como um avanço na inclusão de animais de estimação no cotidiano dos cidadãos, respeitando normas de segurança e higiene.​

Nova lei atinge supermercados (Foto: Internet)

CONCLUSÃO 

Por fim, a proposta representa um passo significativo na adaptação das normas municipais às novas demandas da sociedade. Além disso, promove a inclusão dos animais de estimação na rotina dos cidadãos.

Porém, ao permitir que os supermercados decidam sobre a entrada de animais, respeitando diretrizes de segurança e higiene, Belo Horizonte avança na construção de uma cidade mais acolhedora e adaptada às necessidades de seus habitantes

Veja também matéria especial sobre: Portas lacradas: O fim de 3 unidades de rede de supermercados popular em Recife, PE, e choro de clientes.

amimais
Belo Horizonte
Destaque
lei supermercado
lei supermercados
Zema

Eu sou Wellington Silva, tenho 26 e sou apaixonado pelo mundo dos famosos e reality shows. Tenho formação em Técnico em Redes de Computadores pela EEEP Marta Maria Giffoni de Sousa e me considero redator por vocação. Sou aficionado pela vida dos artistas. Já trabalhei em sites focados em artistas musicais e atualmente trabalho em sites focados nas celebridades no geral. Faço matérias com foco em reality shows, famosos, cantores, e futebol. Posso ser encontrado nas redes sociais como: @ueelitu

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.