VITÓRIA!

Nova lei trabalhista armada para feriados e fins de semana traz 2 viradas a CLTs em 2025

08/10/2024 às 15h48

Por: Giovana Misson
Carteira de trabalho, calendário, relógio, escritório e mulher pensando (Fotos: Reproduções / Canva)
Carteira de trabalho, calendário, relógio, escritório e mulher pensando (Fotos: Reproduções / Canva)

Governo Federal analisa novo projeto de lei para jornada de trabalho dos CLTs

Nesta terça-feira, 08, iremos mostrar um novo projeto de lei trabalhista que poderá trazer duas mudanças para os trabalhadores CLTs aos fins de semana e nos feriados.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

De fato, milhares de funcionários exercem suas funções aos sábados, domingos e até em feriados. Agora, o projeto poderá impactar a jornada de trabalho.

Mas, afinal, o que o projeto de lei diz?

De acordo com informações do portal FDR, o Governo Federal analisa mudanças na jornada de trabalho aos domingos e feriados.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Desse modo, caso o projeto seja aprovado, o trabalho aos feriados e domingos só será permitido mediante a acordos coletivos entre empresas e trabalhadores.

Objetivo da nova lei trabalhista

O projeto de lei visa garantir mais tempo de descanso para os trabalhadores CLTs, favorecendo um um equilíbrio saudável entre vida profissional e pessoal.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O início dos debates sobre o projeto iniciaram em 2024, mas enfrentam dificuldades.

Dificuldades

Representantes de sindicatos analisam a medida como um avanço para melhorar a vida do trabalho CLT e as condições do empregado.

LEIA TAMBÉM:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Porém, empresários, temem que a medida possa afetar a competitividade e reduzir vagas de emprego.

Hora extra

Além disso, o trabalho aos domingos e feriados acarretará o pagamento de horas extras e adicionais, o que poderá impactar diretamente a folha de pagamento

No entanto, a nova lei não irá afetar setores essenciais como saúde, farmácias e transporte público, segundo informações do portal FDR.

Nova lei dos CLTs será aprovada?

O Governo Federal ainda estaria analisando o projeto de lei trabalhista, que caso seja aprovado, poderá valer a partir de 2025.

Caso aprovada, os trabalhadores CLTs devem ficar atentos a dois alertas. Veja:

  • A proposta limitará a possibilidade de trabalho aos domingos e feriados;
  • A proposta permitirá o trabalho nos feriados e aos domingos apenas mediante acordos coletivos entre empregadores e empregados.

Ainda é uma dúvida

Durante entrevista para o portal Poder 360, o ministro do Trabalho, Luiz Marinho, disse que a entrada em vigor da portaria que limita trabalho aos domingos e feriados segue em aberto…

O ministro reforçou que a validade da medida depende “do entendimento das centrais com o parlamento”. O processo ainda passará por reuniões e discussões com os sindicatos, segundo ele.

Considerações finais

Em suma, o Governo Federal analisa um novo projeto de lei para garantir o fim do trabalho aos domingos e feriados para inúmeros trabalhadores CLTs no ano de 2025.

O que a CLT garante ao trabalhador?

Por fim, a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) é um conjunto de leis que regulamenta as relações trabalhistas no Brasil.

De acordo com o portal do Senado, o CLT garante direitos, como ornada diária máxima de oito horas, descanso semanal remunerado, férias, pagamento de hora extra, atuação em ambiente salubre, aviso prévio, licença-maternidade e paternidade, 13º salário e mais.

CLT
Governo analisa fim do trabalho em feriados e aos domingos
Novo projeto de lei trabalhista com redução na jornada de trabalho
Trabalho CLT nos feriados

Autor(a):

Eu sou Giovana Misson, jornalista por formação pela Universidade Mackenzie de São Paulo. Criadora de conteúdo digital e redatora sobre o mundo das celebridades desde 2019. Já trabalhei em assessoria de imprensa, local em que cuidei de marcas de peso e por redações focadas no entretenimento. Sou apaixonada por moda, beleza, música, séries e nunca perco uma fofoca. Faço matérias focadas em programas de televisão e sobre o cotidiano dos famosos. Email: [email protected]

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.