Fique por dentro de quais veículos não precisam do uso obrigatório da CNH, sendo uma grande notícia para o bolso dos brasileiros. Isso porque uma nova lei está em vigor, que trouxe mudanças no documento
Todo mundo que conta com um veículo de 2 rodas na garagem precisa ficar atento com as leis em vigor que atingem a CNH. Isso porque saiu uma nova lista de veículos que não precisam do documento e esse pode ser o seu caso.
A Carteira Nacional de Habilitação é o principal documento dos motoristas, já que é obrigatório para a condução dos veículos. Assim, qualquer mudança referente a ele afeta milhões de pessoas no Brasil inteiro.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
De acordo com o portal ‘BM&C News’, diversas mudanças anunciadas pelo Conatran deixam os motoristas de todo o Brasil em dúvidas. A principal delas se dá na Resolução n° 996/2023 que se diz respeito à CNH.
As principais alterações é a inclusão de ciclomotores na legislação e a dispensa do documento para o uso de bicicletas e patinetes elétricos. Essa proposta visa conscientizar as pessoas sobre as seguranças no trânsito.
Os principais beneficiários são os condutores de bicicletas elétricas e também condutores de ciclomotores, que possuem uma uma capacidade de velocidade limitada. Assim, essas pessoas não precisam mais passar pelo processo para obter a CNH.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Ainda segundo o site, essa mudança tem como principal objetivo dar mais incentivo aos condutores utilizar os veículos mais sustentáveis e acessíveis. Apesar disso, o documento permanece vital aos motoristas com maior porte de capacidade, como os carros, motos e veículos pesados.
Veja a diferença entre os veículos
O site ainda trouxe a diferença entre os veículos, para que você tenha a convicção se precisa ou não de uma CNH para conduzi-lo. Confira a lista agora mesmo. Os ciclomotores são veículos de 2 ou 3 rodas, equipados com um motor que não ultrapassem a capacidade máxima de 50 cm³ e limitada a 50 km/h.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Falência decretada e leilão: Luta de cervejaria, rival da Heineken, gera tensão em clientes em 2024
● Fim do pagamento do IPVA: Nova lei em vigor traz isenção a milhares de motoristas da Uber e 99 em 2025
● Mais de R$1500: Benefício é garantido pelo INSS para salvar idosos 65+ mesmo sem contribuição em 2 passos
As bicicletas são os veículos movidos exclusivamente pela força humana, equipados com 2 rodas e não se assemelham aos modelos com motores. Além de não precisar da CNH, ainda ajuda o meio ambiente, já que não polui e ainda colabora com a saúde, ao realizar exercícios físicos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Qual a punição para quem anda com a CNH vencida?
Muitas pessoas arriscam andar com a CNH vencida, pois só são pegos caso caiam em um bloqueio policial. Porém, para quem acaba se deparando com essa situação, está ciente que é uma infração gravíssima.
A multa para o infrator é de R$293,47 e ainda toma 7 pontos na carteira. Caso não renove e seja pego novamente, pode até mesmo perder o direito de dirigir e ter que refazer o exame, para recuperar a carteira.