URGENTE
Adeus CNH HOJE: Lei de trânsito em vigor com 5 modelos de motos que podem ser dirigidas sem o documento
12/09/2024 às 11h30
Tudo sobre as motos que podem ser pilotadas sem a CNH de acordo com uma lei já em vigor
Todos sabem que para dirigir ou pilotar veículos no Brasil é obrigatório que o motorista possua a famosa Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Nesta quinta-feira (12), no entanto, vamos falar sobre 5 motos que podem ser pilotadas sem precisar de habilitação. Assim, você não precisa se preocupar em apresentar a documentação caso possua algum desses modelos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
De acordo com as informações do portal ‘Garagem 360’, alguns modelos de motos elétricas não precisam de CNH. Uma lei de trânsito brasileira em vigor permite que certos tipos de veículos, como ciclomotores e motos que se enquadram na categoria bicicleta elétrica possam ser conduzidas apenas com uma autorização, a Autorização Para Conduzir Ciclomotor (AAC).
As informações ainda dão conta de que, se enquadram na categoria que não precisa de CNH veículos de 2 ou 3 rodas, provido de motor a combustão ou elétrico, até 50 cc, cuja velocidade máxima não exceda 50 Km/h. Assim, confira a seguir os modelos de ‘motos’ que não precisam do documento e você pode conduzir sem medo pelas vias, com a devida segurança, é claro.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Zero Luna
A Zero Luna está entre os melhores modelos vendidos no país. Atende as resoluções dos órgãos reguladores, como a Resolução 465/2013 do CONTRAN, assim é classificada como uma bicicleta elétrica e não uma moto.
Ainda assim permite uma excelente experiência, principalmente para trajetos curtos. É equipada com motor de 350W e a bateria de chumbo-ácido de 48V 12Ah, o que permite uma autonomia de até 40 km e tempo de recarga de 6 a 8 horas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Caloi Mobylete elétrica
A Caloi Mobylette voltou ao mercado. Mais moderna, agora a “motinha” que marcou a adolescência de muitos brasileiros vem com motor de 350W e bateria (bivolt) de íon-lítio, 36 V e 10.4 Ah. Tudo isso em uma carenagem simples, de 29,7 kg.
Apesar dos pedais para auxiliar na potência, o modelo não passa dos 25 km/h, características do segmento. Vale ressaltar que a nova Mobylete não pode trafegar em ciclovias e seu uso deve estar condicionado ao uso de capacete, mesmo que não exija a CNH.
LEIA TAMBÉM:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Oficial: Nova lei da CNH atinge em cheio milhares de motoristas que dirigem carro automático em 2025
● Suspensão da CNH, multa pesada e mais: Nova lei de trânsito crava proibição pra quem fizer atitude simples
● Nova lei de trânsito anuncia mudança histórica nos semáforos e atinge em cheio idosos 60+ no Brasil
Tailg Dyfly
A Tailg Dyfly é classificada como uma bicicleta elétrica, mas possui um estilo mais sofisticado, semelhante a uma pequena scooter. Com design inspirado na antiga Honda Dream, o modelo também conta com motor de 350W, mas a bateria é um pouco mais incrementada (48v 12ah de chumbo ácido), o que garante autonomia média de até 45 km.
Loop K1
O Loop K1 talvez seja o modelo com design mais curioso da lista. Apesar da aparência meio frágil, o fabricante garante que a motinha suporta até 120 kg de peso em sua estrutura. É um modelo dobrável e cabe em qualquer cantinho.
Tailg Júnior
A Tail Júnior chegou ao país com a proposta de ser uma alternativa para o meio urbano. Essa scooter elétrica possui diferentes tipos de motorização. O modelo que pode ser pilotado sem CNH possui motor 350-450 W, com bateria: 48v12ah, que permite uma velocidade máxima de 37 km/h. O tempo de carga varia entre 4 e 8 horas.
Quais os requisitos para emitir a CNH?
Para quem não sabe, para tirar a CNH no Brasil, é necessário atender aos seguintes requisitos básicos:
- Ser maior de 18 anos para a categoria B (carros de passeio) e para a categoria A (motocicletas);
- Saber ler e escrever;
- Possuir documento de identificação (RG ou equivalente);
- Dessa forma, basta dar entrada no processo em uma autoescola. Depois ser aprovado nos exames obrigatórios, médicos e psicológicos e fazer aulas teóricas e práticas. Além de ser aprovado nas provas teóricas e práticas. Assim, ao final de todo esse processo, com um bom desempenho, você terá a sua CNH.
Autor(a):
Bianca Rayla
Eu sou Bianca Rayla, Administradora por formação, pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte- UFRN e Redatora Web por amor e vocação. Apaixonada por cobrir o mundo das celebridades desde 2018, já passei por diversos sites do mundo do entretenimento. Apaixonada por música sertaneja e uma boa fofoca, faço matérias diariamente sobre os mais diversos assuntos, com foco nos artistas da Globo , os quais tenho grande admiração.Meu e-mail é: [email protected] Minhas redes sociais são: