Uma proibição urgente atinge os clientes do Atacadão e do Carrefour com nova lei aos locais
Em salvador, uma nova lei chegou aos supermercados com uma notícia impactante sobre uma proibição urgente que atinge os clientes do Atacadão e do Carrefour
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Segundo informações do portal Correio 24 horas, em maio desse ano, as tradicionais sacolas plásticas não são mais disponibilizadas aos clientes gratuitamente. A medida é resultado da Lei nº 9.699/2023, que tem como objetivo a redução dos itens para a preservação do meio ambiente. Estabelecimentos como supermercados, mercadinhos, padarias e lojas também estão proibidos de fornecer sacolas plásticas não recicláveis.
A medida proíbe a disponibilização gratuita de sacolas plásticas (recicláveis ou não) em todos os estabelecimentos comerciais da cidade. Aqueles que optarem pela venda, só poderão comercializar sacolas recicláveis. Ao menos três grandes redes supermercados ativas em Salvador aderiam à venda antes da nova legislação: Assaí, Atacadão e Sam’s Club. No primeiro deles, cada sacola é vendida por R$ 0,25. Cientistas estimam que a decomposição do produto na natureza demore entre 200 e 400 anos.
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Apesar da medida ser recente na capital baiana, as discussões sobre o tema não são novidade. Em 2022, o Distrito Federal regulamentou o decreto que proíbe o uso de sacolas plásticas e disciplina a distribuição e venda de embalagens biodegradáveis. Iniciativa semelhante acontece também em Belo Horizonte (MG).
Em Salvador, a fiscalização será feita pela prefeitura, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Urbanismo (Sedur), que poderá multar os estabelecimentos que não cumprirem a nova lei.
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A legislação prevê que todas as sacolas plásticas comercializadas nos estabelecimentos sejam recicláveis, segundo as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas. Isso significa que os itens devem ser confeccionados com mais de 51% de material proveniente de fontes renováveis.
QUANTOS ATACADÃO TEM NO BRASIL?
Em junho de 2024, a rede Atacadão, do Grupo Carrefour Brasil, tinha mais de 370 unidades de autosserviço e 36 atacados de entrega e centros de distribuição no Brasil. Estas unidades estão espalhadas por todos os estados brasileiros e no Distrito Federal.
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O Atacadão também tem unidades em outros países, como a Colômbia, Argentina, Marrocos, Romênia, França e Espanha. Em alguns destes países, a rede opera com as bandeiras SUPECO e MAXI.
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O Grupo Carrefour Brasil tem mais de 1200 lojas em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal, incluindo cerca de 500 unidades com a bandeira Carrefour e 119 hipermercados. O Carrefour chegou ao Brasil em 1975 e foi o pioneiro no formato de hipermercado no país. Em 2022, após a aquisição do Grupo BIG, tornou-se o maior grupo varejista do Brasil.
Em 2024, o Carrefour anunciou que iria fechar 123 lojas, incluindo 16 hipermercados, 94 lojas da marca TodoDia e 13 da Nacional e Bom Preço. O objetivo era impedir a “competição” interna e aumentar a eficiência operacional, depois de um resultado ruim em 2023