COMO ASSIM?
Todos os serviços bloqueados: Lei da ANATEL em vigor chega à Vivo com alerta para fim AUTOMÁTICO de linha
31/08/2024 às 14h40
A operadora, assim como outras concorrentes, pode encerrar a linha do cliente, caso ele não encontre formas de mantê-la ativa com pagamentos
Hoje, a Vivo é a principal empresa de telefonia móvel no Brasil. Porém, uma regra da Anatel vem atingindo diretamente os usuários da empresa que disponibiliza uma quantidade milionária de chips no país.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Segundo a Resolução 632 da Anatel, se o consumidor da modalidade pré-paga não fizer recargas no celular, a companhia pode, sim, dar fim à linha dele. De acordo com o portal Seu Direito, o prazo varia entre 90 e 180 dias.
Mas, existem algumas ressalvas. Antes de qualquer bloqueio, o cliente deve ser informado pela operadora sobre as datas e validades. Se isso não acontecer, ele pode reclamar e recorrer da decisão, já que estaria sendo prejudicado.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Em 2024, a Vivo se consagrou como a líder do setor, tendo mais de 100 milhões de chips ativos no país. O número é surpreendente e se distancia ainda mais das outras duas concorrentes. Para efeitos de comparação, a Claro aparece no 2º lugar do ranking com 87,8 milhões de SIM cards. Já a TIM, que fica em 3º, teria fechado com cerca de 61,5 milhões.
No entanto, ainda este ano, uma outra empresa está prestes a entrar na competição. Segundo a Valor Econômico, o Nubank também vai se tornar uma operadora móvel virtual, utilizando uma infraestrutura já pronta. O grupo, que já recebeu aval para o funcionamento, vai começar as operações nos próximos meses, chamando atenção do mercado e dos concorrentes.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Em parceria com o Governo Federal, a Anatel é responsável por regular a comunicação no território nacional. Essa entidade fiscaliza, impõe regras e tem papel de intermediar questões necessárias entre operadoras e consumidores. “O objetivo é promover o desenvolvimento das telecomunicações de modo a dotá-lo de uma moderna e eficiente infraestrutura”, diz.
O que fazer se minha linha for cancelada?
Como foi dito, a operadora tem autorização legal para bloquear um número que não realize recargas. O primeiro passo, claro, é entrar em contato com a empresa responsável, onde serão dados os passos para que, se for possível, o vínculo seja renovado.
LEIA TAMBÉM:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Claro crava fim de serviço vital e atinge 100M de clientes em 2024
● A partir do dia 29″: Fim de serviço popular da TIM é confirmado e cai como bomba a clientes
● Vivo anuncia fim de serviço crucial, Anatel está ciente e substituto é confirmado: “A partir do dia 31”
Autor(a):
Lucas Brito
Lucas Brito é um jornalista que ama conversar sobre tudo, mas em especial sobre música, culturas, teorias e boas histórias. Seu maior objetivo é conseguir se tornar um grande comunicador e ter espaço para tratar de assuntos sociais que considera importantes, além de poder opinar sobre a ficção, como séries e novelas. Email: [email protected]