A operadora, assim como outras concorrentes, pode encerrar a linha do cliente, caso ele não encontre formas de mantê-la ativa com pagamentos
Hoje, a Vivo é a principal empresa de telefonia móvel no Brasil. Porém, uma regra da Anatel vem atingindo diretamente os usuários da empresa que disponibiliza uma quantidade milionária de chips no país.
Segundo a Resolução 632 da Anatel, se o consumidor da modalidade pré-paga não fizer recargas no celular, a companhia pode, sim, dar fim à linha dele. De acordo com o portal Seu Direito, o prazo varia entre 90 e 180 dias.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Mas, existem algumas ressalvas. Antes de qualquer bloqueio, o cliente deve ser informado pela operadora sobre as datas e validades. Se isso não acontecer, ele pode reclamar e recorrer da decisão, já que estaria sendo prejudicado.
Em 2024, a Vivo se consagrou como a líder do setor, tendo mais de 100 milhões de chips ativos no país. O número é surpreendente e se distancia ainda mais das outras duas concorrentes. Para efeitos de comparação, a Claro aparece no 2º lugar do ranking com 87,8 milhões de SIM cards. Já a TIM, que fica em 3º, teria fechado com cerca de 61,5 milhões.
No entanto, ainda este ano, uma outra empresa está prestes a entrar na competição. Segundo a Valor Econômico, o Nubank também vai se tornar uma operadora móvel virtual, utilizando uma infraestrutura já pronta. O grupo, que já recebeu aval para o funcionamento, vai começar as operações nos próximos meses, chamando atenção do mercado e dos concorrentes.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Em parceria com o Governo Federal, a Anatel é responsável por regular a comunicação no território nacional. Essa entidade fiscaliza, impõe regras e tem papel de intermediar questões necessárias entre operadoras e consumidores. “O objetivo é promover o desenvolvimento das telecomunicações de modo a dotá-lo de uma moderna e eficiente infraestrutura”, diz.
O que fazer se minha linha for cancelada?
Como foi dito, a operadora tem autorização legal para bloquear um número que não realize recargas. O primeiro passo, claro, é entrar em contato com a empresa responsável, onde serão dados os passos para que, se for possível, o vínculo seja renovado.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE