EITA
Fim da internet: Lei da ANATEL em vigor tem alerta urgente para encerramento na Claro, Vivo e TIM
01/11/2024 às 12h49
Uma nova lei da Anatel caiu como uma bomba no colo de alguns clientes da Claro, Vivo e TIM. Trata-se do encerramento do serviço de internet para algumas pessoas
O serviço de internet se popularizou muito no Brasil graças as operadoras, como Claro, Vivo e TIM. Entretanto, uma nova lei da Anatel pode colocar um ponto final nesse serviço para milhões de pessoas.
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Isso porque em novembro de 2023, os consumidores acabaram sendo alertados que se deixassem de pagar suas contas de celular pós-pago ficariam sem acesso à internet após 20 dias de atraso.
Aliás, a medida faz parte do RGC (Regulamento Geral de Direitos do Consumidor de Serviços de Telecomunicações), que passou por anos de discussão e acabou sendo revisado pela Anatel.
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Entretanto, em agosto deste ano, segundo informou a CNN Brasil, a Anatel prorrogou a implementação do RGC que acabaria com internet dos devedores após a solicitação das operadoras Claro, Oi, TIM e Vivo.
Resumo
- Uma nova lei da Anatel caiu como uma bomba;
- Ela vai atingir diretamente os clientes devedores da Claro, Tim e Vivo;
- Trata-se de um alerta para quem não paga as contas em dia;
- Estamos falando do encerramento de serviço da Internet.
Com a prorrogação, as novas regras só entram em vigor em 1º setembro de 2025. De acordo com a decisão, a prorrogação foi necessária para adaptação das operadoras e da Agência ao RGC.
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Afinal, o que deve mudar com a nova lei da Anatel?
Uma das principais mudanças que o RGC trará ao consumidor é a alteração da forma em que a suspensão de linhas pós-pagas funcionam. Atualmente, primeiro deve haver uma suspensão parcial.
Ou seja, redução dos serviços contratados da linha 15 dias após a primeira notificação de atraso da conta. Somente após 30 dias da parcial é que a operadora pode suspender totalmente o pacote contratado.
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Com as novas regras, a suspensão total poderá ser realizada 20 dias após atraso da fatura. Sendo assim, a operadora terá cinco dias para enviar notificação sobre a falta de pagamento.
Assim, se o mesmo não for realizado em 15 dias, haverá o corte dos serviços de internet. Após esse período, a operadora não pode realizar cobranças do cliente. Ou seja, mudanças bem significativas.
Considerações finais
Uma nova lei da Anatel trouxe um alerta urgente aos clientes da Claro, Tim e Vivo a respeito da suspensão do serviço de internet. Com a mudança, que deve entrar em vigor a partir de 2025, os clientes devedores ficariam sem acesso à internet após 20 dias de atraso.
Qual a maior operadora de telefonia do Brasil?
Segundo as informações do site “techtudo.com”, a Vivo é a maior operadora de telefonia móvel do Brasil, onde atua desde 2003, com serviços de telefonia fixa, móvel, Internet banda larga e TV por assinatura, contando com mais de 85,3 milhões de clientes por todo o país.
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Autor(a):
Kelly Araújo
Eu sou Kelly Araújo, formada em Biologia pelo IFCE e atualmente estudo Engenharia de Produção Civil na mesma instituição. Escrevo sobre televisão e o universo dos famosos desde o ano de 2014. Sou apaixonada por falar sobre os bastidores da TV, gosto de acompanhar a vida dos famosos nas redes sociais e amo assistir um reality show de confinamento. Minhas redes são: Email: [email protected]