EITA
Fim da internet: Lei da ANATEL em vigor tem alerta urgente para encerramento na Claro, Vivo e TIM
01/11/2024 às 12h49
Uma nova lei da Anatel caiu como uma bomba no colo de alguns clientes da Claro, Vivo e TIM. Trata-se do encerramento do serviço de internet para algumas pessoas
O serviço de internet se popularizou muito no Brasil graças as operadoras, como Claro, Vivo e TIM. Entretanto, uma nova lei da Anatel pode colocar um ponto final nesse serviço para milhões de pessoas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Isso porque em novembro de 2023, os consumidores acabaram sendo alertados que se deixassem de pagar suas contas de celular pós-pago ficariam sem acesso à internet após 20 dias de atraso.
Aliás, a medida faz parte do RGC (Regulamento Geral de Direitos do Consumidor de Serviços de Telecomunicações), que passou por anos de discussão e acabou sendo revisado pela Anatel.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Entretanto, em agosto deste ano, segundo informou a CNN Brasil, a Anatel prorrogou a implementação do RGC que acabaria com internet dos devedores após a solicitação das operadoras Claro, Oi, TIM e Vivo.
Resumo
- Uma nova lei da Anatel caiu como uma bomba;
- Ela vai atingir diretamente os clientes devedores da Claro, Tim e Vivo;
- Trata-se de um alerta para quem não paga as contas em dia;
- Estamos falando do encerramento de serviço da Internet.
Com a prorrogação, as novas regras só entram em vigor em 1º setembro de 2025. De acordo com a decisão, a prorrogação foi necessária para adaptação das operadoras e da Agência ao RGC.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Afinal, o que deve mudar com a nova lei da Anatel?
Uma das principais mudanças que o RGC trará ao consumidor é a alteração da forma em que a suspensão de linhas pós-pagas funcionam. Atualmente, primeiro deve haver uma suspensão parcial.
Ou seja, redução dos serviços contratados da linha 15 dias após a primeira notificação de atraso da conta. Somente após 30 dias da parcial é que a operadora pode suspender totalmente o pacote contratado.
LEIA TAMBÉM:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● 13° chegando, aumento do pagamento aos aposentados e +1 saque extra: INSS crava 3 vitórias antes do natal
● INSS libera saque de R$1.509 pra salvar aposentados 50+
● R$ 9,3 mil no bolso em 2024: Caixa libera lista de pagamentos antes do natal no Governo Lula
Com as novas regras, a suspensão total poderá ser realizada 20 dias após atraso da fatura. Sendo assim, a operadora terá cinco dias para enviar notificação sobre a falta de pagamento.
Assim, se o mesmo não for realizado em 15 dias, haverá o corte dos serviços de internet. Após esse período, a operadora não pode realizar cobranças do cliente. Ou seja, mudanças bem significativas.
Considerações finais
Uma nova lei da Anatel trouxe um alerta urgente aos clientes da Claro, Tim e Vivo a respeito da suspensão do serviço de internet. Com a mudança, que deve entrar em vigor a partir de 2025, os clientes devedores ficariam sem acesso à internet após 20 dias de atraso.
Qual a maior operadora de telefonia do Brasil?
Segundo as informações do site “techtudo.com”, a Vivo é a maior operadora de telefonia móvel do Brasil, onde atua desde 2003, com serviços de telefonia fixa, móvel, Internet banda larga e TV por assinatura, contando com mais de 85,3 milhões de clientes por todo o país.
Confira também mais matérias sobre curiosidades no geral clicando aqui.
Autor(a):
Kelly Araújo
Eu sou Kelly Araújo, formada em Biologia pelo IFCE e atualmente estudo Engenharia de Produção Civil na mesma instituição. Escrevo sobre televisão e o universo dos famosos desde o ano de 2014. Sou apaixonada por falar sobre os bastidores da TV, gosto de acompanhar a vida dos famosos nas redes sociais e amo assistir um reality show de confinamento. Minhas redes são: Email: [email protected]