Uma nova lei da Anatel caiu como uma bomba no colo de alguns clientes da Claro, Vivo e TIM. Trata-se do encerramento do serviço de internet para algumas pessoas
O serviço de internet se popularizou muito no Brasil graças as operadoras, como Claro, Vivo e TIM. Entretanto, uma nova lei da Anatel pode colocar um ponto final nesse serviço para milhões de pessoas.
Isso porque em novembro de 2023, os consumidores acabaram sendo alertados que se deixassem de pagar suas contas de celular pós-pago ficariam sem acesso à internet após 20 dias de atraso.
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Aliás, a medida faz parte do RGC (Regulamento Geral de Direitos do Consumidor de Serviços de Telecomunicações), que passou por anos de discussão e acabou sendo revisado pela Anatel.
Entretanto, em agosto deste ano, segundo informou a CNN Brasil, a Anatel prorrogou a implementação do RGC que acabaria com internet dos devedores após a solicitação das operadoras Claro, Oi, TIM e Vivo.
Resumo
- Uma nova lei da Anatel caiu como uma bomba;
- Ela vai atingir diretamente os clientes devedores da Claro, Tim e Vivo;
- Trata-se de um alerta para quem não paga as contas em dia;
- Estamos falando do encerramento de serviço da Internet.
Com a prorrogação, as novas regras só entram em vigor em 1º setembro de 2025. De acordo com a decisão, a prorrogação foi necessária para adaptação das operadoras e da Agência ao RGC.
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Afinal, o que deve mudar com a nova lei da Anatel?
Uma das principais mudanças que o RGC trará ao consumidor é a alteração da forma em que a suspensão de linhas pós-pagas funcionam. Atualmente, primeiro deve haver uma suspensão parcial.
Ou seja, redução dos serviços contratados da linha 15 dias após a primeira notificação de atraso da conta. Somente após 30 dias da parcial é que a operadora pode suspender totalmente o pacote contratado.
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Com as novas regras, a suspensão total poderá ser realizada 20 dias após atraso da fatura. Sendo assim, a operadora terá cinco dias para enviar notificação sobre a falta de pagamento.
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Assim, se o mesmo não for realizado em 15 dias, haverá o corte dos serviços de internet. Após esse período, a operadora não pode realizar cobranças do cliente. Ou seja, mudanças bem significativas.
Considerações finais
Uma nova lei da Anatel trouxe um alerta urgente aos clientes da Claro, Tim e Vivo a respeito da suspensão do serviço de internet. Com a mudança, que deve entrar em vigor a partir de 2025, os clientes devedores ficariam sem acesso à internet após 20 dias de atraso.
Qual a maior operadora de telefonia do Brasil?
Segundo as informações do site “techtudo.com”, a Vivo é a maior operadora de telefonia móvel do Brasil, onde atua desde 2003, com serviços de telefonia fixa, móvel, Internet banda larga e TV por assinatura, contando com mais de 85,3 milhões de clientes por todo o país.
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