Marcas de manteigas e margarinas precisaram se adaptar as novas regras e legislações da Vigilância Sanitária
Ao longo dos anos, a Anvisa foi a responsável por fazer alterações nas formulações dos alimentos industrializados em prol da saúde humana. Marcas como Qualy e Doriana, por exemplo, aos poucos foram se adaptando as exigências da Vigilância.
Qualy e Doriana são duas das mais importantes e influentes marcas de manteigas e margarinas de todo o Brasil, diariamente elas vendem milhares de recipientes com seu produto para os clientes ao redor do Brasil.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Há anos a Gordura Trans é algo que vem sendo debatido entre a indústria alimentícia e os clientes evitam ao máximo consumir isso.
Gordura Trans é um tipo de gordura que pode ocorrer naturalmente, em baixas quantidades, em alimentos de origem animal, como carnes e produtos lácteos de ruminantes (leites, queijos e manteiga, por exemplo), ou ser produzida industrialmente por meio de processos tecnológicos.
Segundo informações do portal Folha Vitória, Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) publicou no Diário Oficial da União (DOU) no dia 30 de março de 2022 uma decisão sobre a restrição do uso de gordura trans em alguns alimentos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Algumas marcas de manteiga e margarina foram afetadas por usarem em sua composição a gordura trans em questão, mas nenhuma delas foi proibida de ser vendida. A substância muito utilizada é prejudicial e pode trazer certos riscos para a saúde se consumida a longa prazo. É importante se atentar na hora de comprar esses produtos e verificar se há alguma irregularidade.
Em dezembro de 2019, Anvisa aprovou a eliminação total da gordura trans dos alimentos industrializados no Brasil. As empresas tinham até 2021 para reduzir sua utilização e a partir de janeiro de 2023 dar fim em definitivo a ela.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Pode até matar: Renata Vasconcellos paralisa JN com proibição da Anvisa contra produto n°1 dos brasileiros
● 3 toneladas de carne no lixo: ANVISA baixa o facão contra açougue popular por descoberta de contaminação
● “Estado de putrefação”: Procon baixa ordem em açougue popular e joga 510 kg de carne no lixo por risco
Essa substância, desconhecida para alguns, é encarregada de prolongar a validade do produto, gerando-se por meio de uma reação química. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), sua exclusão potencializaria a diminuição de 500 mil mortes anuais no Brasil.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
QUAIS PRODUTOS SÃO FISCALIZADOS PELA ANVISA?
A Vigilância Sanitária de Produtos tem como principal atribuição controlar, monitorar, fiscalizar e regulamentar a produção, distribuição, transporte e comercialização de medicamentos, correlatos (produtos para saúde), saneantes domissanitários, cosméticos, produtos de higiene pessoal, perfumes e agrotóxicos.