Lei da ANVISA crava proibição urgente que atinge 3 remédios populares
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária cravou proibição urgente, atingindo 3 remédios populares e faz retirada às pressas de farmácia, devido risco fatal.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Portanto, o órgão da vigilância sanitária publicou uma medida cautelar contra o site ‘Rede Farma Nacional’, no dia 2 de maio de 2024, através do portal Consultas da Anvisa.
Isso porque, os fiscais registraram a divulgação irregular do site que continha anúncios de venda de medicamentos sem receita médica em descumprimento das regras do órgão.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Entre os remédios em questão, está o Biomag, que é um medicamento forte indicado para o tratamento adjuvante da obesidade. Sua venda só pode ser autorizada sob prescrição médica com retenção da receita.
Outro remédio que o site também indicou irregularmente, foi a Ritalina, um medicamento utilizado para tratar o Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH), uma condição comportamental que atinge crianças, adolescentes e adultos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Assim como, o Venvanse, outro medicamento que foi alvo de propaganda enganosa. Isso porque, o remédio só pode ser vendido com a indicação de um médico.
O remédio é um estimulante do sistema central, indicado para o tratamento do Transtorno de TDAH em pacientes com 6 anos de idade ou mais.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
É importante lembrar que o uso de remédios de maneira incorreta ou irracional pode trazer reações alérgicas, dependência e até a morte.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Entre os riscos mais frequentes para a saúde daqueles que estão habituados a se automedicar estão o perigo de intoxicação e resistência aos remédios.
Até o momento o site não se posicionou sobre a medida cautelar e não há informações sobre defesa do portal.
Como saber se o produto é aprovado pela Anvisa?
Para descobrir se um produto está de fato regularizado junto à Anvisa, basta acessar o Sistema de Consultas do órgão. As informações do Portal de Consultas são disponibilizadas diretamente pelo órgão, o que garante a autenticidade da informação.