Nova lei

Bauducco, Panco, Adria e mais: Nova lei da ANVISA joga gigantes contra a parede com proibição em 2024

Anvisa, Adria, Bauducco e Panco (Reprodução - Internet)

Anvisa, Adria, Bauducco e Panco (Reprodução - Internet)

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Nova lei da Anvisa coloca a Bauducco, Panco, Adria e outras marcas diretamente contra a parede

Uma nova lei da Anvisa atinge diretamente a Bauducco, Panco, Adria e outras marcas de pães, bolachas e biscoitos e empresas precisam se organizar urgentemente.

Essa nova regra é especificamente a rotulagem dos produtos integrais, que, agora, precisam ter nas formulações, algumas especificações diretas para serem considerados integrais.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

É bem comum, pelo menos dos brasileiros, assim que começam uma dieta ou uma nova forma de se alimentar, mudar os pães comuns de farinha branca por pães integrais, sem ver os ingredientes, indo apenas no rótulo que diz se é ou não integral.

De acordo com informações do g1, desde abril,  estão em vigor as novas regras da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para a rotulagem de produtos integrais, como pães, torradas e biscoitos.

Esses são alguns dos produtos que marcas como Bauducco, Panco, Adria e etc vendem muito e faturam muito anualmente também.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O QUE MUDA AGORA?

Antes, não existia no Brasil uma legislação específica que determinasse o que é um alimento integral. Agora, para que essa palavra possa estar escrita no rótulo, ele deve ter pelo menos 30% de ingredientes integrais, e a porcentagem ainda precisa ser destacada na embalagem.

A resolução não se aplica às farinhas integrais e aos produtos feitos exclusivamente por cereais integrais, como o arroz integral.

LEIA TAMBÉM!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A resolução foi publicada no dia 1º de setembro de 2022, mas a Anvisa estabeleceu um prazo para que as marcas se adequassem às novas regras.

Até 22 de abril deste ano, os produtos ainda podiam ser fabricados sem cumprir os novos requisitos e podem ser comercializados até o fim de seus prazos de validade. No caso das massas, como espaguete ou penne, produzidas a partir de farinha, o prazo termina somente em 2024.

A nova resolução também determina que os produtos que trouxerem a palavra “integral” na embalagem precisam informar a porcentagem total de ingredientes integrais presentes no alimento, com caracteres do mesmo tipo, tamanho e cor.

Portanto, os biscoitos, bolachas, pães e outros produtos da Bauducco, Adria, Panco e etc precisam se adaptar o quanto antes para atender a legislação da Anvisa.

Sou Bruno Zanchetta, jornalista formado pela Universidade Metodista de São Paulo. Há mais de 4 anos com experiência em redação jornalística, análise e métricas de SEO. Especialista TV Foco em matérias automotivas e esportivas, mas, escrevo um pouco de tudo. Triatleta e torcedor do São Bernardo Futebol Clube! Bruno Zanchetta no linkedin e meu e-mail profissional é: bruno.zanchetta@otvfoco.com.br

Sair da versão mobile