AGORA!
Nova lei da aposentadoria com decreto de Lula: Trabalhadores com 55 anos estão comemorando decisão histórica
12/08/2024 às 9h39
Inúmeros trabalhadores podem conseguir benefícios aos 55 anos através de aposentadoria especial do INSS e novo decreto em governo Lula traz mais uma vitória
Mensalmente, o INSS garante a segurança financeira e qualidade de vida através do pagamento da aposentadoria. Os valores variam entre R$ 1.412 até R$ 7.786,02 em 2024.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Desde a Reforma da Previdência, que ocorreu em 2019, as regras para se aposentar ficaram mais difíceis. Por exemplo, atualmente, a idade mínima está em 62 anos, e pelo menos 15 anos de contribuição para mulheres. Para homens, são 65 anos de idade e 20 de contribuição.
Porém, poucos brasileiros sabem que existe outra maneira para garantir o benefício do INSS: através da aposentadoria especial aos 55 anos. Essa opção é apenas para pessoas que trabalham em condições insalubres e prejudiciais à saúde.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Nesta segunda-feira, 12, iremos detalhar como conseguir a aposentadoria especial e um novo projeto de lei para diminuir a idade mínima dessa modalidade.
O Projeto de Lei Complementar 42 quer reduzir a idade mínima para 40 anos para aqueles que trabalharam mais de 15 anos em condições insalubres e prejudiciais à saúde, segundo informações do UOL.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A aposentadoria especial é concedida às pessoas que conseguem comprovar a exposição a agentes nocivos durante 15, 20 ou 25 anos de trabalho.
Desde a Reforma da Previdência, esses trabalhadores podem garantir a aposentadoria especial nas idades mínimas correspondentes de 55, 58 e 60 anos.
LEIA TAMBÉM:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Calendário do 13º salário e extra liberado para mais de 150 mil beneficiários: 2 vitórias do INSS chegam com tudo
● FIM da idade mínima: Aposentadoria chega aos 50 anos no INSS em apenas 6 passos simples
● Auxílio-doença e aposentadoria por invalidez do INSS são liberados automaticamente; veja como funciona
PROJETO DE LEI
Porém, a proposta de lei do deputado Alberto Fraga, durante o Governo de Lula, visa reduzir a idade para aposentadoria nessa modalidade e o aumento do valor do benefício para 100% da média de contribuições.
Em maio deste ano, a deputada Geovania de Sá (PSDB – SC) reduziu as idades para 40, 45 e 48 anos, segundo informações do portal UOL.
O projeto está em tramitação e será avaliado pelas comissões especiais da Câmara dos Deputados antes de seguir para a votação do Plenário.
APOSENTADORIA ESPECIAL
Os beneficiados são os trabalhadores que atuam em condições especiais que prejudicam a saúde, incluindo aqueles expostos a agentes químicos, físicos e biológicos, ou atividades consideradas perigosas.
Para garantir a aposentadoria do INSS, o trabalhador deve comprovar a exposição permanente aos agentes durante pelo menos 15, 20 ou 25 anos. Veja alguns exemplos:
- Atividades com exposição a químicos de risco elevado;
- Serviços em mineração subterrânea;
- Trabalhos com contato direto com amianto ou outras fibras nocivas;
- Ocupações com exposição a altas voltagens elétricas;
- Empregos na área de vigilância armada ou não.
O trabalhador que vai requerer este benefício deve estar em dia com os seguintes requisitos:
- Tempo total de contribuição de 25, 20 ou 15 anos, conforme o caso, exposto aos agentes prejudiciais à saúde especificados em lei.
- A exposição deve ser permanente, não habitual nem intermitente durante a jornada de trabalho;
- Mínimo de 180 meses de contribuição, para fins de carência.
Como acessar o Meu INSS?
O Meu INSS é um serviço online que permite aos cidadãos acessarem informações e serviços relacionados aos seus benefícios previdenciários como aposentadoria, pensão por morte, salário-maternidade, BPC e outros sem precisar ir a uma agência.
Para acessar o aplicativo, basta seguir esses passos:
- Acesse o site oficial do Meu INSS (meu.inss.gov.br) ou baixe o aplicativo disponível para Android e iOS.
- Clique em “Entrar” e escolha a opção de login via gov.br.
- Insira seu CPF e senha cadastrados no gov.br.
- Caso não tenha cadastro, clique em “Crie sua conta” e siga as instruções.
Autor(a):
Giovana Misson
Eu sou Giovana Misson, jornalista por formação pela Universidade Mackenzie de São Paulo. Criadora de conteúdo digital e redatora sobre o mundo das celebridades desde 2019. Já trabalhei em assessoria de imprensa, local em que cuidei de marcas de peso e por redações focadas no entretenimento. Sou apaixonada por moda, beleza, música, séries e nunca perco uma fofoca. Faço matérias focadas em programas de televisão e sobre o cotidiano dos famosos. Email: [email protected]