CNH chega com mudanças em 2024 e atinge diretamente os motoristas
Motoristas donos de carros automáticos ficam atentos com uma nova lei geral de CNH que já está em vigor e chega com 4 mudanças cruciais na habilitação em 2024.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Portanto, segundo informações do UOL, desde junho de 2022, os Detrans passaram a emitir o novo formato da CNH que incorpora elementos gráficos contra fraudes e falsificações.
Desse modo, o novo padrão é obrigatório entre os condutores que renovarem a CNH ou tirarem a segunda via ou primeira habilitação.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Além disso, uma das alterações são as novas categorias de condutores, totalizando 13 modalidades de habilitação como A1, B1, C1 e BE.
“As categorias de condutores não mudaram no Brasil. Essa tabela com novos códigos, na verdade, segue um padrão internacional, que serve exclusivamente para facilitar a fiscalização da CNH por agentes de trânsito de outros países”, explicou Marco Fabrício Vieira, advogado e membro da Câmara Temática de Esforço Legal do Contran.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Dentre outras mudanças, também está o uso de uma tinta fluorescente que brilha no escuro, na respectiva imagem.
Ela também ganha itens visíveis apenas com luz ultravioleta, além de um holograma na parte inferior do documento.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Carrefour, Assaí e mais gigantes: Nova lei chega com PROIBIÇÃO em supermercados e atinge pais e mães
● FIM da CNH: Nova lei de trânsito crava multa pesada e 12 meses de suspensão por atitude mais simples
● Canetada de Lula: Nova lei dos retrovisores traz 4 mudanças cruciais e motoristas são AVISADOS
Ademais, a nova CNH também permite o uso de nome social e filiação afetiva do condutor, se ele desejar inserir essas informações no documento.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Logo abaixo da tabela de categorias consta o quadro de observações, para informar eventuais restrições médicas e se o condutor exerce atividade remunerada.
O novo padrão é estendido para motoristas com Permissão para Dirigir, que é a autorização temporária concedida a iniciantes, identificada pela letra “P” no lado superior direito do documento – donos de CNH definitiva têm no documento a letra “D”.
Vale ressaltar que a nova carteira também está disponível em sua versão digital e pode ser instalada em todos os aparelhos celulares.
O que é preciso para tirar a CNH?
- Avaliação psicológica.
- Exame médico
- Curso teórico
- Exame teórico
- Curso prático de direção
- Exame prático
- Reprovação
- PPD