Atenção motoristas! Nova lei da Carteira Nacional de Habilitação atinge idosos 60+ e crava 5 alertas cruciais; confira os detalhes
O documento mais importante para os motoristas, sem sombra de dúvidas, é a Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Em regra, o documento é obrigatório e acaba sendo preservado a sete chaves pelos condutores.
Dessa vez, aliás, iremos tratar justamente a respeito do documento. Em suma, uma lei da CNH em vigor atinge os idosos 60+ com nada menos que o fim antecipado da carteira e 5 alertas cruciais.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Diante disso, o time de especialistas em trânsito do TV FOCO, a partir de informações do portal Monitor do Mercado, traz à tona maiores detalhes.
Lei da CNH em vigor
Em suma, desde o ano de 2021, ocorreu uma significativa mudança nos prazos de renovação do documento no Brasil. A alteração acabou sendo estabelecida pelo governo de Jair Bolsonaro, atual presidente da época.
Vale dizer que, o intuito é aumentar a validade do documento para a maioria dos motoristas. Assim, as mudanças no Código de Trânsito Brasileiro (CTB) trouxeram novos prazos de renovação do documento para beneficiar condutores de diferentes faixas etárias.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Nova validade
Até a lei entrar em vigor, o período de renovação tinha variações entre 3 e 5 anos, obrigando os motoristas a renovarem de forma mais frequentemente o documento. Hoje, os novos prazos são definidos segundo a idade dos motoristas.
- Motoristas com menos de 50 anos: renovação a cada 10 anos;
- Motoristas entre 50 e 69 anos: renovação a cada 5 anos;
- Motoristas com mais de 70 anos: renovação a cada 3 anos.
Assim, os idosos acabam atingidos em cheio, visto que possuem menos tempo para realizar o processo de renovação da habilitação.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Renovação
Assim, o time do TV FOCO ainda traz 5 alertas sobre como realizar o processo de renovação do documento tão importante aos motoristas. A seguir, confira o passo a passo.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
- Entre no site do Detran do seu estado e faça a solicitação de renovação;
- Agende a consulta médica com oftalmologista credenciado pelo Detran;
- Assim, na data marcada, esteja no posto do Detran levando a CNH atual e demais documentos exigidos;
- Faça as consultas médicas necessárias;
- Após o processo, escolha entre receber o documento renovado em casa ou retirá-lo no posto do Detran.
IMPORTANTE! Depois do vencimento, o condutor ainda possui um prazo de até 30 dias para dirigir com a CNH vencida. Porém, se ultrapassado, ele pode ser penalizado com multa.
Por que renovar a CNH?
Em suma, manter a CNH dentro da validade é importantíssimo não apenas para cumprir a legislação, mas também para garantir a segurança do trânsito. A renovação periódica, aliás, permite avaliar regularmente as condições físicas e mentais do motorista, assegurando que ele está apto a dirigir. Assim, é formado um trânsito mais seguro para todos.
Considerações finais
- Desde 2021, a renovação da CNH passou a ter prazos diferentes;
- A mudança visa aumentar a validade do documento para a maioria dos motoristas;
- Em síntese, após o vencimento da CNH, o motorista tem até 30 dias para dirigir com a CNH vencida.
Veja mais notícias sobre a CNH CLICANDO AQUI.