Uma nova lei em vigor com proibição atinge diretamente a habilitação dos motoristas com mais de 50 anos em 2024
Os motoristas do Brasil que estão com mais de 50 anos precisam se adaptar as novas regras da renovação da CNH que passaram a ficar ativas em 2024.
Essa nova lei é referente a mudança no tempo de renovação de CNH, que passa a mudar a partir da renovação aos 50 anos e com isso a pessoa e o Detran precisam ficar em alertas já que pode culminar na suspensão da CNH proibindo a pessoa de dirigir.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Segundo o portal FDR, os motoristas com mais de 50 anos precisam passar por exames médicos periódicos para manter a habilitação em dia.
Em 2021, o Código de Trânsito Brasileiro passou por atualizações que impactaram diretamente os idosos com CNH. A principal mudança envolve a validade da Carteira de Habilitação, que agora varia conforme a faixa etária.
Para motoristas com menos de 50 anos, a CNH é válida por 10 anos. Já para idosos com CNH entre 50 e 69 anos, a renovação passa a ser exigida a cada cinco anos. Acima dos 70 anos, a renovação deve ocorrer a cada três anos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A renovação para idosos com CNH exige exames médicos que avaliam a aptidão física e mental, incluindo avaliações psicológicas. Os resultados dos testes e os dados dos examinadores são registrados no RENACH, garantindo a verificação completa das condições do condutor.
Se forem detectados indícios de deficiência física ou mental que comprometam a capacidade de dirigir, o perito pode reduzir os prazos de renovação. Embora não haja limite de idade para conduzir, é importante que familiares observem sinais de dificuldades, como problemas de concentração, audição ou visão, e considerem uma avaliação médica para garantir a segurança do idoso ao volante.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Fim das dívidas do IPVA e canetada de Tarcísio: Lei em vigor em 2024 em SP salva motoristas da Uber e da 99
● Liberado pelo Detran-SP: Lei de trânsito traz vitória a motoristas e fim do rodízio em 2024 nesta segunda (23)
● Fim do Aviso-Prévio: Lei trabalhista traz 1 única atitude que CANCELA benefício a CLTs
Prazos de renovação da CNH:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
- Até 49 anos: Renovação a cada 10 anos;
- Entre 50 e 69 anos: Renovação a cada 5 anos;
- Mais de 70 anos: Renovação a cada 3 anos;
- CNH Provisória: Validade de 1 ano;
- Acima de 70 anos: Possibilidade de avaliações complementares a critério do médico, como exames específicos ou cursos de atualização em direção veicular para quem tem mais de 70 anos;
- Desconto na Renovação: 50% de desconto na taxa de renovação para idosos entre 50 e 70 anos.
QUANTAS PESSOAS TEM CNH NO BRASIL?
De acordo com o UOL, mais de 74 milhões de pessoas no Brasil possuem Carteira Nacional de Habilitação (CNH).