Com decreto oficial, lei da poupança atinge diretamente o BB, Caixa e Bradesco
Desde 2012, o Banco Central oficializou um decreto sobre a influência dele na poupança, aumento e reduzindo a selic, os juros, a organização e os investimentos na poupança.
Segundo o genial investimentos, poupança é um dos investimentos mais populares entre os brasileiros, mas isso não significa que a caderneta seja a melhor alternativa. Desde a mudança na regra da caderneta, a capacidade de retorno da poupança foi afetada e isso deve ser considerado por todo investidor.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A mudança significativa na regra da poupança aconteceu em maio de 2012. Mas, ainda assim, muitas pessoas não conhecem os detalhes. A implementação das novas regras se deu para modificar o modo como a caderneta rende.
A regra da poupança nova criou duas faixas de rendimento, de acordo com o desempenho da taxa Selic — que é a taxa básica de juros da economia.
Veja quais são os critérios de rentabilidade:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
- se a Selic for igual ou inferior a 8,5% ao ano, o retorno da poupança nova é de 70% da Selic mais a taxa referencial (TR);
- se a Selic ficar acima de 8,5% ao ano, a poupança rende 0,5% por mês mais TR (igual à regra antiga).
Além disso, outros fatores da rentabilidade da poupança permaneceram em vigor. Por exemplo:
- o rendimento apenas no aniversário do depósito;
- a cobertura do Fundo Garantidor de Crédito (FGC);
- a isenção do Imposto de Renda sobre os rendimentos.
O problema, segundo a CNN é que a poupança, que nunca foi unanimidade entre os especialistas, perdeu ainda mais atratividade nos últimos anos. Isso porque a taxa básica de juros atingiu sua mínima histórica, de 2% ao ano, e acabou de derrubar a rentabilidade do ativo que já havia sofrido com mudanças regulamentares.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Adeus, dinheiro e cartão de crédito: Comunicado do Banco Central traz substituto para 2 gigantes no Brasil
● Decisão do Banco Central traz notícia nada boa da poupança e 2 substitutos salvam dinheiro dos brasileiros
● Fim do real? Nova moeda confirmada pelo Banco Central em 2025 e brasileiros avisados hoje (21)
Antes da mudança, no entanto, a modalidade pagava sempre 0,5% ao mês + TR, o que dá um rendimento mínimo de 6% ao ano. Com isso, aqueles que ainda têm depósitos realizados do dia 3 de maio de 2012 para trás possuem uma rentabilidade quase três vezes maior que a atual, de 2,45% ao ano.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE