Todos os bancos

Decreto do Banco Central: Lei da poupança atinge BB, Caixa e Bradesco e cai como bomba a quem guarda dinheiro

http://www.otvfoco.com.br/wp-content/uploads/2015/05/Daniela-Mercury.jpg

Banco Central e bancos (Foto: Reprodução/ Internet)

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Com decreto oficial, lei da poupança atinge diretamente o BB, Caixa e Bradesco

Desde 2012, o Banco Central oficializou um decreto sobre a influência dele na poupança, aumento e reduzindo a selic, os juros, a organização e os investimentos na poupança.

Segundo o genial investimentos, poupança é um dos investimentos mais populares entre os brasileiros, mas isso não significa que a caderneta seja a melhor alternativa. Desde a mudança na regra da caderneta, a capacidade de retorno da poupança foi afetada e isso deve ser considerado por todo investidor.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A mudança significativa na regra da poupança aconteceu em maio de 2012. Mas, ainda assim, muitas pessoas não conhecem os detalhes. A implementação das novas regras se deu para modificar o modo como a caderneta rende.

A regra da poupança nova criou duas faixas de rendimento, de acordo com o desempenho da taxa Selic — que é a taxa básica de juros da economia.

Veja quais são os critérios de rentabilidade:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Além disso, outros fatores da rentabilidade da poupança permaneceram em vigor. Por exemplo:

O problema, segundo a CNN é que a poupança, que nunca foi unanimidade entre os especialistas, perdeu ainda mais atratividade nos últimos anos. Isso porque a taxa básica de juros atingiu sua mínima histórica, de 2% ao ano, e acabou de derrubar a rentabilidade do ativo que já havia sofrido com mudanças regulamentares.

LEIA TAMBÉM!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Antes da mudança, no entanto, a modalidade pagava sempre 0,5% ao mês + TR, o que dá um rendimento mínimo de 6% ao ano. Com isso, aqueles que ainda têm depósitos realizados do dia 3 de maio de 2012 para trás possuem uma rentabilidade quase três vezes maior que a atual, de 2,45% ao ano.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

COMO CONSULTAR MEU CPF NO BANCO CENTRAL?

Você pode obter seus relatórios , de forma prática e segura, por meio da internet, acessando diretamente o sistema Registrato – Extrato do Registro de Informações do Banco Central.

Sou Bruno Zanchetta, jornalista formado pela Universidade Metodista de São Paulo. Há mais de 4 anos com experiência em redação jornalística, análise e métricas de SEO. Especialista TV Foco em matérias automotivas e esportivas, mas, escrevo um pouco de tudo. Triatleta e torcedor do São Bernardo Futebol Clube! Bruno Zanchetta no linkedin e meu e-mail profissional é: bruno.zanchetta@otvfoco.com.br

Sair da versão mobile