ATENÇÃO!
FIM em julho: Lei das placas atinge milhões de carros com finais 1 e 2 em SP e você deve preparar o bolso
13/07/2024 às 8h50
Lei de trânsito obriga motoristas a pagarem valor anual para andarem com seu veículos em conformidade com as regras de trânsito estabelecidas; confira mais detalhes
As normas estabelecidas pelo país têm a função de controlar os comportamentos e ações dos indivíduos conforme os princípios de uma determinada sociedade. Dessa vez, por exemplo, falaremos sobre uma lei das placas que atinge milhões de carros com finais 1 e 2 em São Paulo.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Ocorre que, de acordo com informações do portal ‘Metro Word News’, os veículos do estado de São Paulo devem efetuar o pagamento do licenciamento anual obrigatório. Neste mês, os carros com placas com o final 1 e 2, deverão efetuar o pagamento no valor de R$ 160,22, até o fim do mês.
Para efetuar o pagamento, é necessário que o proprietário do veículo vá até um banco conveniados pela Secretaria da Fazenda (Banco do Brasil, Bradesco, Caixa Econômica Federal, Itaú, Safra e Santander), e informar o número do Renavam (Registro Nacional de Veículos Automotores). Além disso, também poderá ser pago pelo Internet Banking, aplicativo ou em qualquer caixa eletrônico.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Veja logo a seguir o calendário do pagamento do licenciamento:
Veículos de passageiros, ônibus, reboque e semirreboque
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
- Final 1 e 2, mês de julho
- Final 3 e 4, mês de agosto
- Final 5 e 6, mês de setembro
- Final 7 e 8, mês de outubro
- Final 9, mês de novembro
- Final 0, mês de dezembro
Veículos registrados como caminhão e trator
- Final 1 e 2, mês de setembro
- Final 3, 4 e 5, mês de outubro
- Final 6, 7 e 8, mês de novembro
- Final 9 e 0, mês de dezembro
Diante disso, ainda segundo a fonte, após o pagamento, o motorista deve baixar em seu celular ou imprimir o documento digital atualizado dos sites Portal do Dentran-SP, Poupatempo e Senatran. Ademais, também é possível conseguir documentação por meios de aplicativos como o Detran-SP, Poupatempo digital e Carteira Digital de Trânsito (CDT).
LEIA TAMBÉM:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Tchau, cartão de crédito: Banco Central chega com substituto salvador no Brasil
● Cláudio Castro ciente: Feriado PROLONGADO é confirmado na próxima segunda (25) no RJ a milhares de CLTS
● INSS crava benefício exclusivo aos moradores de SP no Governo Lula
MULTA
Segundo as nromas do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), dirigir um veículo sem licenciamento é classificado como uma infração de natureza gravíssima. As consequências incluem uma multa no valor de R$ 293,47, sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e a remoção do veículo para um depósito.
Para recuperar o veículo, o dono deverá quitar todas as pendências financeiras, a multa e os custos referentes à remoção e estadia do veículo no Departamento Estadual de Trânsito (Detran).
Como é calculado o valor do IPVA?
Segundo o portal Auto Papo, a cobrança do IPVA é de responsabilidade de cada estado. Mas o mais comum é que, para o veículo usado, a base de cálculo do imposto seja o preço médio praticado no mercado no final do exercício anterior ao da cobrança.
Os valores são pesquisados em publicações especializadas e na rede revendedora. A cotação mais comum é a realizada pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Tabela Fipe). O carro zero, por sua vez, tem como referência o valor da nota fiscal.
Autor(a):
Taís Araújo
Me chamo Taís Araújo. Sou estudante de Engenharia Produção Civil (IFCE). Passei a integrar a equipe do TV Foco em 2023, mas sempre tive uma paixão especial pelos bastidores da TV e notícias das celebridades. Estou sempre antenada nas redes sociais. Escrevo atualmente no site sobre os mais diferentes assuntos, como futebol, famosos e curiosidades no geral. Minhas redes sociais são: