ATENÇÃO!

FIM em julho: Lei das placas atinge milhões de carros com finais 1 e 2 em SP e você deve preparar o bolso

http://www.otvfoco.com.br/wp-content/uploads/2015/05/Daniela-Mercury.jpg

Lei das placas atinge milhões de carros com finais 1 e 2 em SP - (Foto: Reprodução / Internet)

Lei de trânsito obriga motoristas a pagarem valor anual para andarem com seu veículos em conformidade com as regras de trânsito estabelecidas; confira mais detalhes

As normas estabelecidas pelo país têm a função de controlar os comportamentos e ações dos indivíduos conforme os princípios de uma determinada sociedade. Dessa vez, por exemplo, falaremos sobre uma lei das placas que atinge milhões de carros com finais 1 e 2 em São Paulo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ocorre que, de acordo com informações do portal ‘Metro Word News’, os veículos do estado de São Paulo devem efetuar o pagamento do licenciamento anual obrigatório. Neste mês, os carros com placas com o final 1 e 2, deverão efetuar o pagamento no valor de R$ 160,22, até o fim do mês.

Para efetuar o pagamento, é necessário que o proprietário do veículo vá até um banco conveniados pela Secretaria da Fazenda (Banco do Brasil, Bradesco, Caixa Econômica Federal, Itaú, Safra e Santander), e informar o número do Renavam (Registro Nacional de Veículos Automotores). Além disso, também poderá ser pago pelo Internet Banking, aplicativo ou em qualquer caixa eletrônico.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Licenciamento tem pagamento até o fim de julho para motoristas do estado de São Paulo (Reprodução: Internet)

Veja logo a seguir o calendário do pagamento do licenciamento:

Veículos de passageiros, ônibus, reboque e semirreboque

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Veículos registrados como caminhão e trator

Diante disso, ainda segundo a fonte, após o pagamento, o motorista deve baixar em seu celular ou imprimir o documento digital atualizado dos sites Portal do Dentran-SP, Poupatempo e Senatran. Ademais, também é possível conseguir documentação por meios de aplicativos como o Detran-SP, Poupatempo digital e Carteira Digital de Trânsito (CDT).

LEIA TAMBÉM!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

MULTA

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Segundo as nromas do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), dirigir um veículo sem licenciamento é classificado como uma infração de natureza gravíssima. As consequências incluem uma multa no valor de R$ 293,47, sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e a remoção do veículo para um depósito.

Para recuperar o veículo, o dono deverá quitar todas as pendências financeiras, a multa e os custos referentes à remoção e estadia do veículo no Departamento Estadual de Trânsito (Detran).

Como é calculado o valor do IPVA?

Segundo o portal Auto Papo, a cobrança do IPVA é de responsabilidade de cada estado. Mas o mais comum é que, para o veículo usado, a base de cálculo do imposto seja o preço médio praticado no mercado no final do exercício anterior ao da cobrança.

Os valores são pesquisados em publicações especializadas e na rede revendedora. A cotação mais comum é a realizada pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Tabela Fipe). O carro zero, por sua vez, tem como referência o valor da nota fiscal.

Autor(a):

Me chamo Taís Araújo. Sou estudante de Engenharia Produção Civil (IFCE). Passei a integrar a equipe do TV Foco em 2023, mas sempre tive uma paixão especial pelos bastidores da TV e notícias das celebridades. Estou sempre antenada nas redes sociais. Escrevo atualmente no site sobre os mais diferentes assuntos, como futebol, famosos e curiosidades no geral. Minhas redes sociais são:

Sair da versão mobile