ATENÇÃO!
Fim de uma era: Nova lei das placas é anunciada e chega pra depenar carros da Fiat, Chevrolet e Volks
16/06/2024 às 16h28
Motoristas de carros Fiat, Chevrolet e Volkswagen são pegos de surpresa com nova lei que afeta placas de carros
Em uma reviravolta significativa para o setor automotivo, uma nova lei de regulamentação das placas de veículos foi alertada, marcando o fim de uma era para muitos proprietários de carros das marcas Fiat, Chevrolet e Volkswagen.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A medida, que visa modernizar e padronizar o sistema de identificação veicular, promete impactar significativamente esses veículos.
Acontece que no dia 16 de abril de 2024, a Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado Federal aprovou um projeto de lei (PL 3.214/2023) que propõe a volta da informação sobre município e estado nas placas do Mercosul para veículos registrados no Brasil.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Em 2009, a placa Mercosul foi implementada no Brasil, substituindo o modelo anterior que continha a informação de cidade e estado. Então em 2020, a obrigatoriedade da placa Mercosul em todo o país entrou em vigor.
Segundo o AutoEsporte, no ano de 2023, o PL 3.214/2023 foi apresentado com o objetivo de reintroduzir a informação de cidade e estado nas placas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Argumentos a Favor da Mudança
A inclusão da cidade e estado na placa facilitaria a identificação de veículos em caso de infrações, acidentes ou outros eventos.
A medida poderia reduzir a necessidade de consulta a bancos de dados para obter informações sobre a origem do veículo.
LEIA TAMBÉM:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Nova lei da CNH com isenção aos idosos 60+ chega em 2024 em apenas 2 passos simples
● Detran em alerta: Nova lei da CNH crava 2 proibições para motoristas 60+ em 2025
● Canetada histórica de Lula: Nova lei do cartão de crédito em vigor hoje (21/11) salva CLTs em 2024
A exibição da cidade e estado na placa seria vista como uma forma de valorizar a identidade local e o turismo.
Argumentos Contra a Mudança
A inclusão de novas informações nas placas poderia aumentar o custo de produção e consequentemente o valor final para o consumidor.
A alteração no modelo das placas poderia gerar atrasos na entrega das placas aos proprietários de veículos, principalmente Fiat, Chevrolet e Volkswagen, que são os carros mais vendidos do país.
Situação Atual
O PL 3.214/2023 ainda precisa ser aprovado pelo Plenário do Senado e pela Câmara dos Deputados. Se aprovado, o projeto ainda precisaria ser sancionado pelo Presidente da República para entrar em vigor.
Não há um prazo definido para a possível mudança nas placas do Mercosul.
Qual é carro mais vendido no Brasil esse ano?
O carro mais vendido no Brasil até o dia 16 de junho de 2024 é o Volkswagen Polo, de acordo com dados da Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores).
Autor(a):
Wellington Silva
Eu sou Wellington Silva, tenho 26 e sou apaixonado pelo mundo dos famosos e reality shows. Tenho formação em Técnico em Redes de Computadores pela EEEP Marta Maria Giffoni de Sousa e me considero redator por vocação. Sou aficionado pela vida dos artistas. Já trabalhei em sites focados em artistas musicais e atualmente trabalho em sites focados nas celebridades no geral. Faço matérias com foco em reality shows, famosos, cantores, e futebol. Posso ser encontrado nas redes sociais como: @ueelitu