O principal ponto do município catarinense ainda não permite a circulação de motoqueiros, trazendo penalidade para aqueles que descumprirem a regra
Você sabia que as motos estão proibidas de atravessar a Ponte Hercílio Luz, em Santa Catarina? O trecho, no entanto, divide a cidade de Florianópolis, recebendo um alto fluxo de veículos diariamente.
Mas isso, claro, tem uma explicação! Segundo a prefeitura, a regra foi criada para proteger os motoqueiros do pavimento utilizado na construção inicial da ponte. Antes, a rua suspensa se mantinha com pedaços de madeira, mas, depois, ganhou uma camada de asfalto sobreposta.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A obra acabou sobrecarregando a estrutura e passou a oferecer alguns riscos, principalmente às motos. Na última reforma, houve uma pavimentação de gradil metálico. Em contrapartida, nos casos de queda dos motoqueiros, o material pode causar ferimentos seríssimos, como cortes e até amputações.
De acordo com os engenheiros da Secretaria de Infraestrutura, a proibição visa proteger os condutores dos veículos de duas rodas, ainda que tenha caráter punitivo. Este ano, para controlar a demanda de fluxo na ponte, a Polícia Militar Rodoviária tem feito rondas diárias na passagem catarinense.
Um levantamento do Detran revelou que Santa Catarina tem cerca de 6,1 milhões de veículos registrados. Dentro deste número, pelo menos 3,3 milhões são automóveis, o que inclui também as motos.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Nova lei de trânsito anunciada em Curitiba, PR, traz proibição a motoristas em 2025 na era Eduardo Pimentel
● Ricardo Nunes ciente em SP: Lei em vigor em 2025 chega com isenção do IPTU aos idosos 60+
● Haddad ciente: Lei trabalhista confirma saque EXTRA de 50% por hora para salvar CLTs hoje(30)
O que acontece com quem descumprir a regra?
No Artigo 187, o Código de Trânsito Brasileiro aponta que furar o bloqueio da Ponte Hercílio Luz se enquadra como uma infração média. Neste caso, cabe uma multa de R$ 130,16 ao motoqueiro que desobedecer a lei. Em 2024, a Polícia Militar Rodoviária registrou cerca de 300 infrações desse tipo.
Conclusão
- Em resumo, as motos seguem proibidas de circular pela Ponte Hercílio Luz, de Florianópolis;
- O trecho, que está entre os principais da capital de Santa Catarina, atende boa parte dos motoristas;
- No entanto, a justificativa é que a via suspensa não pode garantir a segurança para os motoqueiros;
- Ainda assim, no ano passado, a PMR registrou cerca de 300 infrações, descumprindo a regra local;
- Para quem desobedecer o bloqueio, o Código de Trânsito Brasileiro prevê uma multa de R$ 130,16.
+ Contudo, veja ainda outras notícias sobre as regras de trânsito em Florianópolis e outras cidades!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE