Tarcísio de Freitas confirma novo decreto em São Paulo que atinge criadores e comerciantes de animais, como cães e gatos
Os animais de estimação, como cães e gatos, são indispensáveis na vida de inúmeros brasileiros, que passam anos dando amor e carinho para os companheiros.
Os pets necessitam de cuidados essenciais no dia a dia e, agora, um novo decreto de Tarcísio de Freitas, governador de São Paulo, pegou o público de surpresa.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Nesta quarta-feira, 18, iremos mostrar todos os detalhes sobre a nova lei de Tarcísio de Freitas envolvendo os animais, que precisou lidar com uma proibição.
A lei do governador de São Paulo visa proteger os animais, determinando regras para os criadores e comerciantes de cães e gatos, de acordo com informações do portal Metrópoles.
A nova medida determina que criadores e comerciantes devem proporcionar alojamento compatível com o tamanho, porta e a quantidade de animal. Além de proibir exposição dos pets em vitrines fechadas ou espaços que impeçam sua movimentação.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● “Agora”: Sabina Simonato interrompe BDSP com paralisação vital que abala paulistas ao Aeroporto de Guarulhos
● De empréstimo à conta de luz: 3 dívidas que idosos 60+ estão livres de pagar por lei em vigor em 2025
● Maior multa da história: Lei de trânsito confirma o que está arrancando R$3k dos motoristas de BH, em MG
Os animais, sejam cães ou gatos, não podem ficar amarrados ou em qualquer situação que cause desconforto e estresse, por exemplo.
Tarcísio de Freitas também decretou a obrigação da castração de cães e gatos antes de quatro meses no estado. Porém, o Supremo Tribunal Federal derrubou esse trecho.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Apenas a parte de castração foi derrubada na nova lei de Tarcísio de Freitas devido a estudos científicos, que apontam que a castração precoce, sem considerar suas características individuais, põe em risco a saúde e a integridade física de cães e gatos.
Desse modo, as outras determinações seguem e a Assembleia Legislativa de São Paulo deverá dar um prazo para que os donos e criadores se adaptem às novas regras.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
MAIS SOBRE O ASSUNTO
Renato de Mello Almada, diretor da CBKC, ressalta a importância da criação responsável de animais e no combate de maus tratos.
“Lutamos pela criação responsável e técnica dos cães e nossos criadores não podem ser prejudicados pelo desatino de algumas pessoas que não criam com responsabilidade. Para esses há de ser a lei implacável. Somos defensores das práticas do bem-estar animal, assim como defendemos e nos colocamos à disposição para contribuir com uma política pública eficaz não só no combate aos maus tratos, mas também no amparo e controle populacional dos animais de rua, que em sua esmagadora maioria é formada por animais sem raça definida. Daí a necessidade de uma lei justa e acima de tudo técnica”, disse Renato.
Qual cachorro é mais carinhoso, macho ou fêmea?
Como havíamos mencionado, inúmeros brasileiros adoram ter um animal de estimação. Desse modo, muitos se perguntam: Qual cachorro é mais carinhoso, macho ou fêmea?
De acordo com informações do portal Zooplus PT, na maior parte dos casos os machos são mais carinhosos do que as fêmeas