Tarcísio de Freitas confirma novo decreto em São Paulo que atinge criadores e comerciantes de animais, como cães e gatos
Os animais de estimação, como cães e gatos, são indispensáveis na vida de inúmeros brasileiros, que passam anos dando amor e carinho para os companheiros.
Os pets necessitam de cuidados essenciais no dia a dia e, agora, um novo decreto de Tarcísio de Freitas, governador de São Paulo, pegou o público de surpresa.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Nesta quarta-feira, 18, iremos mostrar todos os detalhes sobre a nova lei de Tarcísio de Freitas envolvendo os animais, que precisou lidar com uma proibição.
A lei do governador de São Paulo visa proteger os animais, determinando regras para os criadores e comerciantes de cães e gatos, de acordo com informações do portal Metrópoles.
A nova medida determina que criadores e comerciantes devem proporcionar alojamento compatível com o tamanho, porta e a quantidade de animal. Além de proibir exposição dos pets em vitrines fechadas ou espaços que impeçam sua movimentação.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Os animais, sejam cães ou gatos, não podem ficar amarrados ou em qualquer situação que cause desconforto e estresse, por exemplo.
Tarcísio de Freitas também decretou a obrigação da castração de cães e gatos antes de quatro meses no estado. Porém, o Supremo Tribunal Federal derrubou esse trecho.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Adeus, IPVA: Lei em vigor garante isenção do imposto mais temido para lista de idosos 60+ em 2025
● Multa de R$10 mil e CNH suspensa: Nova lei de trânsito anunciada nas estradas traz terror aos motoristas
● Motoristas em festa: Lei de trânsito crava fim de pagamento mais temido aos donos de carro em 2025
Apenas a parte de castração foi derrubada na nova lei de Tarcísio de Freitas devido a estudos científicos, que apontam que a castração precoce, sem considerar suas características individuais, põe em risco a saúde e a integridade física de cães e gatos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Desse modo, as outras determinações seguem e a Assembleia Legislativa de São Paulo deverá dar um prazo para que os donos e criadores se adaptem às novas regras.
MAIS SOBRE O ASSUNTO
Renato de Mello Almada, diretor da CBKC, ressalta a importância da criação responsável de animais e no combate de maus tratos.
“Lutamos pela criação responsável e técnica dos cães e nossos criadores não podem ser prejudicados pelo desatino de algumas pessoas que não criam com responsabilidade. Para esses há de ser a lei implacável. Somos defensores das práticas do bem-estar animal, assim como defendemos e nos colocamos à disposição para contribuir com uma política pública eficaz não só no combate aos maus tratos, mas também no amparo e controle populacional dos animais de rua, que em sua esmagadora maioria é formada por animais sem raça definida. Daí a necessidade de uma lei justa e acima de tudo técnica”, disse Renato.
Qual cachorro é mais carinhoso, macho ou fêmea?
Como havíamos mencionado, inúmeros brasileiros adoram ter um animal de estimação. Desse modo, muitos se perguntam: Qual cachorro é mais carinhoso, macho ou fêmea?
De acordo com informações do portal Zooplus PT, na maior parte dos casos os machos são mais carinhosos do que as fêmeas