Será?
Detran ciente: Lei de trânsito arma adeus da CNH para milhares de idosos 60+
16/10/2024 às 19h17
Nova lei de trânsito sobre renovação da CNH arma adeus para milhares de idosos com mais de 60 anos
Milhares de idosos com mais de 60 anos precisam ficar atentos com as mudanças nas renovações da CNH.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Com o passar dos anos, as mudanças nas regras e exigências da renovação da CNH podem fazer com que fique cada vez mais difícil conseguir a renovação do documento.
Em pesquisas feitas pela equipe de especialistas no mundo automotivo do TV Foco com base nas informações do portal FDR, foram encontradas novas maneiras de renovar a CNH.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Mas, essas regras específicas da CNH variam conforme a idade, afetando tanto jovens de 18 anos quanto idosos de 60 e 70 anos. Para evitar complicações e garantir a continuidade da habilitação, é essencial que os motoristas fiquem atentos aos requisitos de renovação.
Além disso, com as atualizações recentes, motoristas com mais de 70 anos enfrentam mudanças importantes. Essas alterações visam aumentar a segurança nas vias, adaptando-se às necessidades específicas dessa faixa etária.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Mas, agora, os prazos para renovação da CNH são mais rigorosos, e as avaliações de saúde se tornaram mais frequentes. Segundo a nova legislação, os prazos de renovação variam conforme a idade do condutor, impactando diretamente a validade do documento.
Além disso, motoristas com até 49 anos devem renovar a CNH a cada dez anos. Aqueles entre 50 e 69 anos precisam renová-la a cada cinco anos. Já para os condutores com mais de 70 anos, a renovação é necessária a cada três anos.
LEIA TAMBÉM:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Moradia GRATUITA: Nova lei de Lula em vigor crava o fim do aluguel a milhares de brasileiros em 2025
● Nova lei e Detran ciente: Exame médico obrigatório é confirmado à lista de motoristas 50+ em 2025
● Detran ciente: Nova lei de trânsito em vigor crava 2 alertas sobre a CNH aos motoristas 50+ no Brasil
Conclusão final:
Portanto, após os 60 anos, os motoristas que desejam a renovação da CNH precisam ficar mais atentos com as mudanças nas leis.
Mas, primeiro que, até os 59 anos, os motoristas renovam a CNH de 10 em 10 anos. Dos 60 aos 69 os motoristas retornam ao Detran a cada 5 anos para a renovação do documento.
Além disso, a partir dos 70 anos, em busca de melhorar a rigidez na segurança das vias, a CNH precisa ser renovada a cada 3 anos.
COMO RENOVAR A CNH?
Se 2024 é o ano de renovação da sua CNH, você precisa estar munido com a sua CNH antiga, RG e CPF, além de um comprovante de residência. Durante todo o processo, por via das dúvidas, tenha consigo também a cópia desses documentos.
Em São Paulo, o processo de renovação é feito pela internet, apenas os exames precisam ser presenciais.
- Na página principal do site do Detran SP, clique em “Habilitação”;
- No primeiro bloco, renovação online, clique em “Acesse o serviço”;
- Selecione a opção “Faça pela internet”;
- Entre com o seu login e senha ou, então, faça o cadastro utilizando o seu CPF.
Quando estiver logado, siga as instruções feitas pelo Detran, realize o agendamento dos exames e pague as taxas propostas. Após o processo finalizado, o prazo é de até 10 dias úteis para a entrega do novo documento para o endereço informado no cadastro.
Veja mais sobre como renovar a CNH clicando aqui
Autor(a):
Bruno Zanchetta
Sou Bruno Zanchetta, jornalista formado pela Universidade Metodista de São Paulo. Há mais de 4 anos com experiência em redação jornalística, análise e métricas de SEO. Especialista TV Foco em matérias automotivas e esportivas, mas, escrevo um pouco de tudo. Triatleta e torcedor do São Bernardo Futebol Clube! Bruno Zanchetta no linkedin e meu e-mail profissional é: [email protected]