Uma nova lei da CNH afetou todos os motoristas com mais de 50 anos. Trata-se de uma mudança que visa, principalmente, a segurança no trânsito
A Carteira Nacional de Habilitação (CNH) é um dos documentos mais essenciais na vida de qualquer motorista. Afinal, somente portando ela o cidadão é capaz de dirigir um carro, moto, ou qualquer outro veículo motorizado.
Dessa vez, falaremos de uma nova lei da CNH em vigor que chega com 4 alertas aos motoristas 50+ e com risco de arrancar o documento. Assim, a ideia é se adaptar a novas exigências e prazos para manter o documento válido.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Mudanças nas regras de renovação a CNH
- Os motoristas que tem mais de 50 anos acabaram sendo surpreendidos;
- Isso porque as regras da CNH mudaram;
- A renovação teve seu prazo encurtado;
- Tudo isso visando a segurança no trânsito.
Segundo o time de especialistas em atualidades do TV FOCO e uma matéria do portal Monitor do Mercado, as mudanças impactam diretamente os prazos de renovação, tornando a renovação mais frequente nessa faixa etária.
- Motoristas até 49 anos: renovação a cada 10 anos
- Motoristas entre 50 e 69 anos: renovação a cada 5 anos
- Motoristas com mais de 70 anos: renovação a cada 3 anos
- CNH Provisória: validade de 1 ano
A nova lei da CNH acelera a renovação da habilitação, impactando principalmente motoristas mais experientes. Assim, entre as alterações, se destaca o ajuste nos prazos de validade da habilitação, que variam segundo a faixa etária do condutor.
Considerações finais
Os motoristas que tem mais de 50 anos acabaram sendo afetados pelas mudanças relacionadas as novas regras da CNH. O prazo para renovação do documento vai diminuindo com o passar da idade. A medida visa especificamente a segurança dos condutores e das outras pessoas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Qual a multa para quem é pego com a CNH vencida?
Muitas pessoas arriscam andar com a CNH vencida, pois só são pegos caso caiam em um bloqueio policial. Porém, para quem acaba se deparando com essa situação, está ciente que é uma infração gravíssima.
A multa para o infrator é de R$293,47 e ainda toma 7 pontos na carteira. Caso não renove e seja pego novamente, pode até mesmo perder o direito de dirigir e ter que refazer o exame, para recuperar a carteira.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Melhor que 14° salário: Governo libera extra de R$ 1.518 a milhões de trabalhadores em 2025
● “São obrigatórias”: Comunicado do Banco Central traz nova lei do PIX em celulares e proibição em 2024
● INSS muda valores dos benefícios após aumento no salário mínimo e novo calendário: 2 viradas chegam voando aos idosos
Confira também mais matérias sobre curiosidades no geral clicando aqui.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE