AGORA

Motoristas desesperados: Lei de trânsito em vigor crava multa de R$ 5.800 por infração comum em 2025

Multa, Detran, CNH

Entenda regras do Código de Trânsito (Foto: Agência Brasil)

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Uma das infrações registradas no CTB tem atingido em cheio o bolso dos condutores, além de suspender temporariamente o direito de dirigir

Este ano, uma prática considerada comum nas ruas tem rendido um alto número de multas. Além do pagamento em dinheiro, o motorista que cometer a infração, que está assinada no Código de Trânsito Brasileiro, ficará sujeito à soma de 7 pontos na CNH.

Segundo o CTB, existem 240 violações divididas entre leves, médias, graves e gravíssimas. Assim, quanto maior a gravidade, maior a punição ao responsável. Algumas delas, inclusive, podem render a suspensão imediata da carteira, já que o policiamento está mais rígido nos órgãos fiscalizadores.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O Detran, exemplo, assume a missão de promover a educação para o trânsito, além de executar ações relacionadas à habilitação dos condutores, documentações, entre outros serviços para veículos. Eles também levantam estatísticas sobre as ruas, além das cobranças.

Mas, a prática em questão fala sobre o interromper, restringir ou perturbar deliberadamente as vias, sem que haja autorização prévia. Hoje, como punição, a lei impõe uma multa de R$ 5.869, além da pontuação na CNH, que, em alguns dos casos mais graves, pode suspender o direito de dirigir.

Para se ter uma ideia da situação, entre janeiro e setembro de 2024, a Polícia Rodoviária Federal aplicou cerca de 6,6 milhões de multas no trânsito brasileiro. Os dados representam um aumento de quase 70% em relação ao ano anterior. Sobre 2025, os números ainda não tiveram divulgação.

LEIA TAMBÉM!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Além de multa, a infração pode suspender temporariamente a CNH dos motoristas (Foto: Agência Brasil)

O que acontece se minha CNH for suspensa?

O Detran estabelece que o condutor que tiver a CNH cancelada fique impedido de conduzir veículos apenas durante o período estipulado, contado a partir da data da entrega do documento. Porém, após a entrega do certificado de frequência ao curso de reciclagem, ele pode se reabilitar novamente.

O Detran está mais rígido com as regras do Código de Trânsito Brasileiro este ano (Foto: Agência Brasil)

Conclusão

+ Contudo, veja ainda outras notícias de curiosidades sobre as leis de trânsito de brasileiras!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Autor(a):

Lucas Brito é um jornalista que ama conversar sobre tudo, mas em especial sobre música, culturas, teorias e boas histórias. Seu maior objetivo é conseguir se tornar um grande comunicador e ter espaço para tratar de assuntos sociais que considera importantes, além de poder opinar sobre a ficção, como séries e novelas. Email: lucas.brito@otvfoco.com.br

Sair da versão mobile