Os motoristas que usam CNH, vão precisar ficar atentos a essa lei de trânsito exposta pelo CONTRAN que traz multa pesada para quem estiver desavisado
Todos os motoristas do Brasil, que tem CNH (Carteira Nacional de Habilitação), vão precisar se atentar a essa lei de trânsito exposta pelo CONTRAN (Conselho Nacional de Trânsito). Quem não cumprir, vai ter que arcar com multa pesada.
Todo mundo que dirige sabe que no trânsito nós temos direitos e obrigações. Entre as obrigações está em dia com a lei. Por exemplo, você não pode andar com a carteira vencida fora do tempo limite de renovação.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Hoje a renovação da CNH depende da sua idade. Por exemplo, conforme informações do Exame, e é uma lei que está exposta no CTB (Código Brasileiro de Trânsito), se você tem até 49 anos, o tempo de renovação é a cada 10 anos.
Mas, se você está entre 50 e 70 anos, o tempo de renovação é a cada 5 anos. E passou dos 70, é a cada 3 anos. Pois bem, agora que você sabe disso, outro ponto que é necessário atenção por sua parte é o tempo que você tem para renovar.
O CONTRAN em parceria com o Detran (Departamentos Estaduais de Trânsito) destacar que você pode começar a solicitar sua renovação da CNH até 30 dias antes do prazo de vencimento. Já se você é daqueles esquecidos, atente-se, que o prazo para andar com ela vencida é também de até 30 dias da data de vencimento. Por mais errado que pareça, muitos motoristas costumam andar com o documento vencido.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
E não pense que isso não dar em nada, pois é uma infração e ainda dói no bolso. De acordo com o site Exame, o motorista que for pego com a CNH vencida está sujeito a pagar uma multa de R$ 300, conforme lei exposta pelo CONTRAN. Se você quer evitar problemas, faça a renovação dentro do prazo e todo mundo ficará feliz.
COMO RENOVAR CNH?
É possível fazer isso acessando o Detran de seu Estado. Como cada região tem o seu órgão, e você está registrado no local, o melhor é acessar o site ou procurar uma sede, e solicitar a renovação. É válido destacar que não é um processo gratuito e o valor também varia de região para região. Você paga exames e uma taxa.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Imperdoável: Lei dos capacetes que está em vigor traz alerta máximo a motoqueiros e multa pesada em 2025
● Imperdoável: Lei de trânsito dos faróis em vigor traz multa pesada a motoristas que não fizerem isso em 2025
● Canetada de Eduardo Paes: Nova lei em vigor no RJ traz proibição que atinge em cheio shoppings cariocas
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE