Nova projeto de lei trânsito traz pena de crime inafiançável para milhares de donos de CNH e medidas mais sevaras em acidentes
Inúmeros brasileiros utilizam seus veículos para se locomover pelo Brasil. Desse modo, é de extrema importância que os motoristas fiquem atentos as leis de trânsito e até mesmo os novos projetos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Nesta quinta-feira, 22, iremos falar sobre um novo projeto de lei de trânsito, que pode trazer uma pena de crime inafiançável e poderá atingir milhares de donos de veículos e até mesmo a CNH.
O projeto de lei (PL) 1229/24, de autoria do senador Fabiano Contarato, visa alterar o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) com maior penalidade a quem matar no trânsito.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
De acordo com o Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada), em dados divulgados em agosto de 2023, a taxa de mortalidade no trânsito brasileiro aumentou 2,3%, com mais de 390 mil óbitos em acidentes com meios de transporte terrestres.
Infelizmente, o trânsito brasileiro traz um grande risco aos motoristas e pedestres, fato que fez com que o senador tentasse a implementar a nova lei. O projeto já começou a tramitar no Senado Federal.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
De acordo com informações do portal Gazeta SP, a proposta quer que o homicídio praticado ao volante seja considerado crime inafiançável. A intenção é de obrigar o motorista, quando envolvido em acidente, a fazer algum teste/exame que identifique a presença de álcool ou outra substância psicoativa.
Atualmente, o bafômetro não é obrigatório em casos de acidentes e o Código De Trânsito Brasileiro reforça que o condutor não deverá ser preso em flagrante, caso preste socorro à vítima.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Lula baixa canetada ainda em 2024 com NOVA LEI, fim a veículos em autoescolas e isso é o que acontecerá
● Oficial: Nova lei da CNH atinge em cheio milhares de motoristas que dirigem carro automático em 2025
● Suspensão da CNH, multa pesada e mais: Nova lei de trânsito crava proibição pra quem fizer atitude simples
Porém, caso o projeto de lei seja aprovado, a prisão do motorista ocorrerá de qualquer forma, caso seja comprovada a ingestão de álcool ou de substâncias psicoativas por parte do motorista.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
MAIS SOBRE O ASSUNTO
Fabiano Contarato reforçou que os acidentes envolvendo mortes têm aumentado no Brasil e poucas pessoas realizam o bafômetro. No ano passado, sete mil multas por recusas ao procedimento foram aplicadas em São Paulo.
Por fim, o projeto segue em tramitação na Comissão de Segurança Pública e aguarda pelo recebimento de emendas dos parlamentares. Ou seja, ainda não é lei.
“Os acidentes trânsito envolvendo mortes estão aumentando e as pessoas estão, cada vez menos, se submetendo ao exame de bafômetro. Precisamos reconhecer que a legislação em vigor não vem cumprindo sua função de prevenção geral e, por isso, exige reparos”, disse Fabiano ao portal oficial do PT.
O QUE É PRECISO PARA TIRAR A CNH?
Todos os cidadãos devem cumprir algumas regras para tirar a certeira nacional de habilitação (CNH).
De acordo com a resolução nº 789/2020 do Contran, o processo de formação de condutores é dividido em cinco etapas:
- Exame de aptidão física e mental com avaliação psicológica;
- Realização de curto técnico-teórico;
- Prova teórico-técnica;
- Curso prático de direção veicular;
- Exame de prática de direção veicular.