CONFIRA!

Tchau, CNH: Lei de trânsito em vigor traz 5 veículos populares que não precisam do documento

http://www.otvfoco.com.br/wp-content/uploads/2015/05/Daniela-Mercury.jpg

Nova lei dispensa o uso de CNH para certos veículos (Reprodução/Montagem TV Foco)

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Lei de trânsito mostra 5 veículos populares que não precisam da CNH para conduzir

Não é novidade que para dirigir no Brasil é necessário tirar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH), sendo um documento obrigatório para esse fim.

No entanto, existem alguns veículos populares que não precisam da CNH para serem conduzidos. Em 2023 o CONTRAN publicou a resolução que dispensa o uso do documento para esses veículos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Apurado pelo TV FOCO, conforme o portal ‘InfoMoney’, a resolução regulamenta o trânsito de ciclomotores, bicicletas elétricas e equipamentos de mobilidade individual autopropelidos em vias públicas.

Neste sentido, baseados nas informações do portal, destacaremos 5 veículos populares que não precisam da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) para conduzir.

Resumo

Lista de veículos que não precisam de CNH

Dessa forma, existem 5 veículos populares que dispensam o uso da CNH. A seguir, veja todos os detalhes.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Zero Luna

A Zero Luna está entre os melhores modelos vendidos no país. Atende as resoluções dos órgãos reguladores e é classificada como uma bicicleta elétrica e não uma moto.

Ela permite uma excelente experiência em trajetos curtos. Equipada com motor de 350W e a bateria de chumbo-ácido de 48V 12Ah, permitindo uma autonomia de até 40 km e tempo de recarga de 6 a 8 horas.

LEIA TAMBÉM!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Caloi Mobylete elétrica

A Caloi Mobylette que marcou a adolescência de muitos brasileiros vem com motor de 350W e bateria (bivolt) de íon-lítio, 36 V e 10.4 Ah. Tudo isso em uma carenagem simples, de 29,7 kg.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O modelo não passa dos 25 km/h. Vale ressaltar que a nova Mobylete não pode trafegar em ciclovias e seu uso deve estar condicionado ao uso de capacete, mesmo que não exija a CNH.

Tailg Dyfly

A Tailg Dyfly é classificada como uma bicicleta elétrica, mas possui um estilo mais sofisticado, semelhante a uma pequena scooter.

Com design inspirado na antiga Honda Dream, o modelo também conta com motor de 350W, mas a bateria é um pouco mais incrementada (48v 12ah de chumbo ácido), o que garante autonomia média de até 45 km.

Loop K1

O Loop K1 carrega um dos designs interessantes e, apesar da aparência meio frágil, o fabricante garante que a motinha suporta até 120 kg de peso em sua estrutura. Potencia 350W

S1 Smart Bike

A S1 Smart Bike é o modelo de moto eletrificada sem CNH com maior autonomia no país. Com carga total, esse modelo pode rodar até 141 km. Um grande feito para o segmento.

A S1 chegou ao mercado com diferentes opções de cores (branco, vermelho, preto, cinza e azul). Também é a mais braba do seu nicho, podendo chegar aos 40 km/h em apenas 3,8 segundos.

Considerações finais

Em suma, uma nova lei de trânsito estabeleceu que existem alguns veículos que não precisam de CNH para conduzi-los. Trata-se das seguintes bicicletas: Zero Luna, Caloi Mobylete elétrica, Tailg Dyfly, Loop K1 e S1 Smart Bike.

Como tirar a CNH?

Para quem não sabe, para tirar a CNH no Brasil, é necessário atender aos seguintes requisitos básicos:

Dessa forma, basta dar entrada no processo em uma autoescola. Depois ser aprovado nos exames obrigatórios, médicos e psicológicos, é necessário fazer as aulas teóricas e práticas.

Além disso, precisa ser aprovado nas provas teóricas e práticas. Dessa forma, ao final de todo esse processo, com um bom desempenho, você terá a sua CNH.

Por fim, veja também mais uma notícia envolvendo a CNH CLICANDO AQUI.

Prazer, eu sou a Larissa Caixeta e se tem uma coisa que eu amo é escrever sobre os bastidores da TV, e tudo o que acontece pelo mundo. Integro a equipe do TV Foco desde 2023 e falo sobre os mais diversos assuntos por aqui, como famosos, carros, futebol, entre outras curiosidades. Estou sempre antenada aos os últimos acontecimentos e atuo com muito entusiasmo no meu trabalho.

Sair da versão mobile