Lei de trânsito mostra 5 veículos populares que não precisam da CNH para conduzir
Não é novidade que para dirigir no Brasil é necessário tirar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH), sendo um documento obrigatório para esse fim.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
No entanto, existem alguns veículos populares que não precisam da CNH para serem conduzidos. Em 2023 o CONTRAN publicou a resolução que dispensa o uso do documento para esses veículos.
Apurado pelo TV FOCO, conforme o portal ‘InfoMoney’, a resolução regulamenta o trânsito de ciclomotores, bicicletas elétricas e equipamentos de mobilidade individual autopropelidos em vias públicas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Neste sentido, baseados nas informações do portal, destacaremos 5 veículos populares que não precisam da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) para conduzir.
Resumo
- O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) estabeleceu a resolução em julho de 2023;
- A lei estabeleceu uma lista de veículos de duas rodas que não precisam de CNH;
- A nova classificação ficou estabelecida da seguinte forma:
- Ciclomotor: veículos de duas ou três rodas equipados com um motor que não excede a capacidade máxima de 50 cm³, sua velocidade máxima fica limitada a 50 km/h;
- Bicicleta: movids pela força humana, equipados com duas rodas e não se assemelha a motocicletas, motonetas ou ciclomotores, de acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB);
- Equipamentos de mobilidade individual autopropelidos: essa categoria inclui patinetes, skates e monociclos que possuem um motor para sua propulsão;
- A seguir, veja mais detalhes.
Lista de veículos que não precisam de CNH
Dessa forma, existem 5 veículos populares que dispensam o uso da CNH. A seguir, veja todos os detalhes.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Zero Luna
A Zero Luna está entre os melhores modelos vendidos no país. Atende as resoluções dos órgãos reguladores e é classificada como uma bicicleta elétrica e não uma moto.
Ela permite uma excelente experiência em trajetos curtos. Equipada com motor de 350W e a bateria de chumbo-ácido de 48V 12Ah, permitindo uma autonomia de até 40 km e tempo de recarga de 6 a 8 horas.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Caloi Mobylete elétrica
A Caloi Mobylette que marcou a adolescência de muitos brasileiros vem com motor de 350W e bateria (bivolt) de íon-lítio, 36 V e 10.4 Ah. Tudo isso em uma carenagem simples, de 29,7 kg.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O modelo não passa dos 25 km/h. Vale ressaltar que a nova Mobylete não pode trafegar em ciclovias e seu uso deve estar condicionado ao uso de capacete, mesmo que não exija a CNH.
Tailg Dyfly
A Tailg Dyfly é classificada como uma bicicleta elétrica, mas possui um estilo mais sofisticado, semelhante a uma pequena scooter.
Com design inspirado na antiga Honda Dream, o modelo também conta com motor de 350W, mas a bateria é um pouco mais incrementada (48v 12ah de chumbo ácido), o que garante autonomia média de até 45 km.
Loop K1
O Loop K1 carrega um dos designs interessantes e, apesar da aparência meio frágil, o fabricante garante que a motinha suporta até 120 kg de peso em sua estrutura. Potencia 350W
S1 Smart Bike
A S1 Smart Bike é o modelo de moto eletrificada sem CNH com maior autonomia no país. Com carga total, esse modelo pode rodar até 141 km. Um grande feito para o segmento.
A S1 chegou ao mercado com diferentes opções de cores (branco, vermelho, preto, cinza e azul). Também é a mais braba do seu nicho, podendo chegar aos 40 km/h em apenas 3,8 segundos.
Considerações finais
Em suma, uma nova lei de trânsito estabeleceu que existem alguns veículos que não precisam de CNH para conduzi-los. Trata-se das seguintes bicicletas: Zero Luna, Caloi Mobylete elétrica, Tailg Dyfly, Loop K1 e S1 Smart Bike.
Como tirar a CNH?
Para quem não sabe, para tirar a CNH no Brasil, é necessário atender aos seguintes requisitos básicos:
- Ser maior de 18 anos para a categoria B (carros de passeio) e para a categoria A (motocicletas);
- Saber ler e escrever;
- Possuir documento de identificação (RG ou equivalente);
Dessa forma, basta dar entrada no processo em uma autoescola. Depois ser aprovado nos exames obrigatórios, médicos e psicológicos, é necessário fazer as aulas teóricas e práticas.
Além disso, precisa ser aprovado nas provas teóricas e práticas. Dessa forma, ao final de todo esse processo, com um bom desempenho, você terá a sua CNH.
Por fim, veja também mais uma notícia envolvendo a CNH CLICANDO AQUI.