Lei de trânsito em vigor em 2025 crava verdade sobre idade máxima para dirigir e alerta idosos sobre a renovação da CNH. Veja todos os detalhes
O Código de Trânsito Brasileiro (CTB) passou por mudanças significativas, e uma das mais impactantes, conforme apurado pelo TV FOCO, está relacionada à idade dos motoristas.
A nova legislação, já em vigor em 2025, estabelece novas regras envolvendo a idade para a renovação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), afetando diretamente os motoristas idosos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Essa alteração visa, entre outros objetivos, garantir maior segurança no trânsito, levando em conta as condições físicas e cognitivas que podem acabar sendo alteradas com a idade.
Vale destacar que, a idade mínima para dirigir no Brasil é de 18 anos, ao tirar a CNH. Contudo, não há um limite etário para seguir dirigindo, desde que o motorista tenha condições para tal. Veja o que diz a lei.

Lei traz a real sobre idade máxima para dirigir
De acordo com o CTB, existem diferentes regras quanto a renovação da CNH. Para os condutores até 50 anos há uma um tempo de validade da habilitação e para aqueles acima dessa faixa outros tempos.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Essas mudanças são recentes, elas estão em vigor desde abril de 2021, graças a Lei n° 14.071/2020, que alterou o CTB. Veja em detalhes como fica o tempo de validade conforme a idade:
- Renovação a cada 10 anos: Motoristas com idade inferior a 50 anos;
- Renovação a cada 5 anos: Motoristas com idade igual ou superior a 50 anos e inferior a 70 anos;
- Renovação a cada 3 anos: Motoristas com idade igual ou superior a 70;
- CNH Provisória: validade de 1 ano.
Mais alertas aos idosos
O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) implementa um sistema de avaliação para determinar a condição física e mental do motorista, essencial para a continuidade da validade da CNH.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Para isso, é necessário realizar um exame de vista, além de passar por avaliações específicas caso o condutor tenha doenças como glaucoma ou catarata. Tendo a possibilidade de não renovar a CNH.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Considerações finais
- As novas regras do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) exigem prazos diferentes para renovação da CNH conforme a idade.
- Em suma, motoristas até 50 anos renovam a cada 10 anos, entre 50 e 70 anos a cada 5 anos, e a partir dos 70 anos, a cada 3 anos.
- Para garantir a segurança no trânsito, motoristas idosos devem passar por exames médicos, como de visão, e, caso tenham doenças como glaucoma ou catarata, podem ter a CNH não renovada.
- Por fim, renove a CNH. Isso porque, dirigir com a habilitação vencida resulta em multa e perda de pontos.
Como obter a CNH?
Todo brasileiro com 18 anos ou mais pode tirar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH), mas nem todos conhecem as etapas do processo.
Conforme a Resolução nº 789/2020 do Contran, a formação de condutores é dividida em cinco fases:
- Exame de aptidão física e mental, incluindo avaliação psicológica;
- Curso técnico-teórico;
- Prova teórico-técnica;
- Curso prático de direção veicular;
- Exame prático de direção.
Esse processo garante que o candidato esteja preparado para conduzir um veículo com segurança e responsabilidade.
Por fim, confira esta matéria: Infração gravíssima: Lei da CNH em vigor em 2025 traz multa imperdoável e apreensão do veículo por 1 atitude