Saiba tudo sobre uma proibição urgente e +1 alerta no RJ, com lei de trânsito dos ônibus atingindo milhões
Os usuários de ônibus do RJ precisam ficar atentos, pois uma nova proibição e alerta devem atingir milhões na região. Assim, Eduardo Paes se mostra ciente da situação, com uma lei de trânsito dos ônibus prometendo mudar de vez a vida da população carioca.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
As informações são do site “g1.globo.com”, o qual informou na última quarta-feira (25), que uma lei municipal e estadual de 2019, no Rio de Janeiro, obriga as pessoas a cederem o lugar para pessoas que têm direito à prioridade.
De acordo com a fonte, as pessoas então são proibidas de não darem o seu lugar para gestantes ou idosos, por exemplo, sendo uma obrigação do cidadão.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Sendo assim, o Detro e a Alerj lançaram a campanha “Não finja que não viu”, para alertar as pessoas sobre a medida, com o intuito de conscientizar a população.
Além disso, a lei estadual 8415/2019 considera as seguintes pessoas que têm direito ao assento:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
- Idosos;
- pessoas com deficiência ou com limitações temporárias de locomoção;
- pessoas com crianças de colo;
- obesos;
- gestantes.
Ademais, a prefeitura também alerta que todos os assentos dos transportes públicos são preferenciais, independentes da cor que tenham.
Alguns passageiros também relatam o desrespeito de algumas pessoas, como a manicure Nice Lima, que passou por uma situação desagradável:
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Lula baixa canetada ainda em 2024 com NOVA LEI, fim a veículos em autoescolas e isso é o que acontecerá
● Oficial: Nova lei da CNH atinge em cheio milhares de motoristas que dirigem carro automático em 2025
● Suspensão da CNH, multa pesada e mais: Nova lei de trânsito crava proibição pra quem fizer atitude simples
“Peguei o ônibus, o rapazinho novo estava sentado. Me viu e ficou sentado no preferencial. Acho uma falta de educação, né?”, disse ela.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Já a Aurelinda Maria Madeiros, de 74 anos, também se mostrou indignada, dizendo:
“Eu tenho 74 anos e estou aqui linda e bela em pé e tem jovens… Você acha que a lei vai funcionar? A falta de empatia é muito grande no nosso país”, afirmou a idosa.
Quantas pessoas utilizaram o transporte público nos últimos anos?
De acordo com o site “saopaulo.sp.gov”, no terceiro trimestre de 2023, para se ter uma ideia, a ViaMobilidade e ViaQuatro, concessionárias de trem e metrô de SP, transportaram 147,6 milhões de passageiros, registrando um aumento de 5,9%, comparado com 2022, quando foi de 139,4 milhões.
Conclusões finais
Por fim, a nova medida se mostra essencial para alertar e conscientizar a população sobre as pessoas mais necessitadas e que precisam de um lugar no transporte público. Assim, a lei de trânsito dos ônibus deve mudar a vida de milhões de pessoas.