IMPORTANTE
Motoristas estão pulando de alegria com lei de trânsito que traz fim ao IPVA a donos de Fiat, Volks e mais
10/07/2024 às 10h49
Se você é mais um que teme ao pagamento do IPVA, precisa saber quais são os carros que já deixam motoristas em êxtase, por se librar do imposto
Muita gente ainda tem dúvida a respeito de tal pagamento, mas o IPVA se trata de uma forma de arrecadação de dinheiro para o governo da região onde o carro está registrado. Normalmente, o IPVA distribui recursos para o estado e também para os municípios (50/50). Cada local possui uma divisão para fazer o investimento desse montante.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Assim, com direito a motoristas simplesmente pulando de alegria, vocês irão conferir nesta quarta-feira (10), tudo sobre a lei de trânsito que traz o fim ao IPVA a donos de Fiat, Volks e mais e a notícia cai como um verdadeiro presente para o bolso de muitos.
Acontece que, normalmente, a taxa é considerada durante os primeiros meses do ano, no entanto, na próxima cobrança, alguns carros estarão livres dessa responsabilidade. A realidade predominante é que, quanto menores foram as despesas ao longo do ano, mais contentes os cidadãos brasileiros se sentirão.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Assim, a abolição de um tributo que impacta financeiramente todos os anos, sem dúvida, traria um enorme alívio para todos aqueles que possuem um automóvel ou motocicleta salvos. Em um rol divulgado pelo governo estadual, já é possível identificar os proprietários que estão dispensados do tributo em 2024.
Dessa forma, se você mora nos estados do Amazonas, Bahia, Piauí, Goiás, Maranhão, Pará, Paraíba, Rondônia, Espírito Santo, Ceará, Sergipe e Rio de Janeiro, e possui um veículo com mais de 15 anos de fabricação, pode comemorar, pois não será necessário desembolsar dinheiro para o IPVA. O mesmo princípio se aplica ao Distrito Federal.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Por sua vez, no Mato Grosso a regra sobe para automóveis fabricados há mais de 18 anos. Em Alagoas ficam isentos os carros fabricados até o dia (31) de dezembro de 2002.
No Acre, São Paulo, Paraná, Mato Grosso do Sul e Rio Grande do Sul, o tempo de contribuição do imposto só chega ao fim quando o veículo completa nada menos que 20 anos de fabricação.
LEIA TAMBÉM:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Alerta aos aposentados do INSS: Aumento do benefício chega voando em 2025 e é maior do que o imaginado
● R$ 190BI: Tarcísio anuncia novas linhas de Metrô em SP para salvar paulistas a partir de 2025
● Está confirmado: INSS convoca aposentados para receberem o 13° salário em 1 semana
Amapá, Roraima, e Rio Grande do Norte cobram o IPVA de modelos com até 10 anos de fabricação, enquanto Santa Catarina e Tocantins, o imposto é válido por 30 anos ou mais de produção.
Vale destacar que pessoas com deficiência têm direito a isenção do imposto, todavia, as regras sobre quem pode solicitar o abono varia de estado para estado.
Como solicitar a isenção do IPVA?
Para pedir a isenção do IPVA, é preciso entrar no site da Secretaria da Fazenda do seu estado e preencher um formulário solicitado na seção “Isenção e Dispensa”, e enviar os documentos exigidos para comprovação.
Autor(a):
Bianca Rayla
Eu sou Bianca Rayla, Administradora por formação, pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte- UFRN e Redatora Web por amor e vocação. Apaixonada por cobrir o mundo das celebridades desde 2018, já passei por diversos sites do mundo do entretenimento. Apaixonada por música sertaneja e uma boa fofoca, faço matérias diariamente sobre os mais diversos assuntos, com foco nos artistas da Globo , os quais tenho grande admiração.Meu e-mail é: [email protected] Minhas redes sociais são: