“Aprovado”: Lei de trânsito em Campo Grande, MS, traz proibição severa, na Era Eduardo Riedel, em 2025

Proposta chama atenção à prática de motoqueiros nas ruas, que deve ter liberação, mas em locais apropriados
Em outubro, a Câmara Municipal de Campo Grande, no Mato Grosso do Sul, aprovou o Projeto de Lei (nº 11.293/24) sobre uma das atividades no trânsito. Houve consenso a respeito de uma mudança na atual legislação, que proíbe o “wheeling”.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O novo documento propõe reconhecer a prática, popularmente chamada de “grau”, como uma atividade esportiva, desde que seja realizada em locais apropriados. O vereador Betinho, do Republicanos, aparece como autor do texto, ainda em andamento.

De acordo com a Agência Câmara de Notícias, o projeto prevê a regulamentação das manobras, garantindo segurança e incentivando o esporte na cidade. Além disso, a liberação aponta ainda quais devem ser os locais que atendam aos requisitos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Por exemplo, pistas com, no mínimo, 80 metros de comprimento e 25 metros de largura, além de áreas dedicadas para o público espectador. A prática, porém, deve seguir as normas da Confederação Brasileira de Motociclismo, a CBM, com equipamentos essenciais.
“Esse reconhecimento é um passo importante para trazer mais oportunidades de esporte e lazer para a cidade, incentivando que a prática seja realizada com segurança e respeito à legislação”, defendeu o autor do Projeto de Lei, Betinho, que ainda depende de sanção de Eduardo Riedel, do PSDB.
NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Empinar a moto causa multa?
Sim. Dar “grau” é considerada uma infração gravíssima, prevista no Artigo 244, do Código de Trânsito Brasileiro. Se houver flagra, os órgãos de trânsito têm autorização da lei para penalizar os motoqueiros com multa de R$ 283,47, além de suspender a CNH entre 2 e 8 meses, junto com a retenção do veículo.

Conclusão
- Em resumo, a Câmara Municipal de Campo Grande aprovou o Projeto de Lei nº 11.293/24;
- Agora, o documento prevê a liberação da prática do “grau” das motos em locais apropriados;
- O vereador Betinho, do Republicanos, defendeu a atividade dos motoqueiros como um esporte;
- No entanto, para entrar em vigor, o Projeto de Lei ainda depende de sanção da gestão estadual;
- Hoje, o CTB prevê suspensão da CNH, multa e apreensão do veículo daquele que empinar a moto;
+ Contudo, veja ainda outras notícias sobre as leis em vigor este ano!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
Autor(a):
Lucas Brito
Lucas Brito é um jornalista que ama conversar sobre tudo, mas em especial sobre música, culturas, teorias e boas histórias. Seu maior objetivo é conseguir se tornar um grande comunicador e ter espaço para tratar de assuntos sociais que considera importantes, além de poder opinar sobre a ficção, como séries e novelas. Email: lucas.brito@otvfoco.com.br