O apresentador repercutiu informação sobre pente-fino promovido pelo Governo Federal; a ação sobre o programa já cortou o pagamento de mais de 1,7 milhão de pessoas no Brasil
Em fevereiro do ano passado, William Bonner anunciou uma mudança importante no Bolsa Família. Após Lula assumir a presidência, o Ministério de Desenvolvimento promoveu alguns cortes no projeto social, suspeitando do crescimento excessivo no número de cadastros anteriores.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O comunicado foi feito no horário nobre da Globo. “O Governo está planejando uma operação de pente-fino no CadÚnico, que dá acesso ao Bolsa Família. A revisão vai permitir que os recursos do benefício sejam distribuídos de forma adequada”, disse o apresentador do Jornal Nacional.
Desde então, mais de 1,7 milhão de pessoas tiveram o pagamento cortado. O número é referente às famílias unipessoais, formadas por apenas um membro. Pela regra, não há restrição para essas pessoas, mas, para receberem o benefício, elas devem morar sozinhas. Entre 2021 e 2022, durante a gestão de Jair Bolsonaro, o número cresceu além do normal.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Em nota, o Ministério do Desenvolvimento Social explicou que os arranjos unipessoais tiveram um aumento fora da curva. Depois disso, foram necessárias novas mudanças no CadÚnico, que é a plataforma onde os auxiliados deixam os dados registrados. Houve também um alerta sobre a atualização dos cadastros, que devem ser feitas com frequência, relatando qualquer alteração.
Hoje, mais de 20,8 milhões de residências brasileiras recebem o Bolsa Família, segundo dados divulgados pelo Governo Federal. Lançada há mais de duas décadas, essa ação se tornou o principal meio de distribuição de renda no Brasil. Para ter acesso ao pagamento, a principal regra é de que a renda por cada pessoa da residência seja de, no máximo, R$ 218 por mês. Já para a solicitação, é necessário ir ao Centro de Referência da Assistência Social, o CRAS.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Onde assistir ao Jornal Nacional?
O telejornal, apresentado por William Bonner e Renata Vasconcellos, é exibido a partir de 20h30, na Globo. Além da TV aberta, o público também pode acompanhar aos trechos e edições completas através do Globoplay, que é a plataforma de vídeos da emissora.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE